Pernambuco

BOAS VINDAS

Em Pernambuco, bolsonaristas são convocados a “comemorar 15 milhões de desempregados”

Bolsonaro passou fim semana em Pernambuco e fez uma “motociata” no Agreste do estado neste sábado (4);

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Bolsonaro participa neste sábado (4) de motociata que percorre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no interior de Pernambuco; - Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem feitos visitas aos estados do nordeste, chegou ao Recife na última sexta (3) para encontrar empresários, militares e participar de motociata com eleitores no interior do estado. Durante a passagem, encontra poucas lideranças políticas e não fala com a imprensa. No sábado, ele participou de “motociata” em Santa Cruz do Capibaribe, único município de Pernambuco em que ele venceu a eleição de 2018. Mas mesmo por lá o prefeito se negou a recebê-lo e um carro de som já começou a convocar o “gado de Bolsonaro”, como mostram os vídeos que circularam nas redes sociais, a comemorar a inflação, o desemprego e as mortes.

Bolsonaro chegou acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do ministro do turismo Gilson Machado, e do pastor Silas Malafaia (da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo). No Recife eles foram recepcionados pelos deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC), Romero Sales Filho (PTB) e o casal Cleiton e Michele Collins (ambos do PP). O maracatu Água de Ouro também estava na base aérea.

Na capital pernambucana a comitiva presidencial participou brevemente de evento que inaugurou a nova sede da Orquestra Criança Cidadã, no Depósito de Suprimentos do Exército, no bairro do Cabanga, área central do Recife. A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) foi criada no ano 2000 pelo desembargador do TJPE Nildo Nery dos Santos, mas hoje é comandada pela arquiteta Myrna Targino e seu marido, o juiz João Targino.

Ainda à tarde, Bolsonaro participou de encontro com empresários no Mar Hotel, em Boa Viagem. Ele foi recepcionado por centenas de apoiadores nas imediações do hotel. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Os empresários receberam o presidente com gritos de “mito” e entregaram carta pedindo a retomada da autonomia do Porto de Suape, retirada em 2013; e pedem ainda que sejam destravadas obras de infraestrutura como a Transnordestina, o Arco Metropolitano e pedem manutenção na BR-232, principal rodovia que liga a região metropolitana aos municípios do Agreste e Sertão, seguindo até Salgueiro.

À noite o presidente participou da cerimônia de nomeação do novo chefe do Comando Militar do Nordeste, posto que passa do general Marco Antônio Freire para o general Richard Fernandez Nunes. O evento acontece no quartel da BR-232, bairro do Curado. Bolsonaro dorme no próprio quartel.

Na manhã do sábado, Bolsonaro viajou 185km de helicóptero até Santa Cruz do Capibaribe, região Agreste do estado, onde ele visita o Moda Center, maior parque de confecções de jeans da América Latina. A cidade é o segundo maior polo têxtil do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Entre os 185 municípios pernambucanos, Santa Cruz do Capibaribe foi o único em que Jair Bolsonaro saiu vitorioso no 2º turno da eleição de 2018, tendo obtido 53,8% dos votos, contra 46,2% de Fernando Haddad (PT). Durante toda a visita, o presidente e seus apoiadores apareciam em público sem máscaras, infringindo a Lei nº 16.918, que torna obrigatório o uso do equipamento de proteção individual.

O município de 112 mil habitantes tem a economia dominada pela indústria têxtil e o comércio. Grande parte da população trabalha de maneira autônoma e sem direitos nas chamadas “facções”, recebendo pagamento por peça costurada. Apesar das jornadas exaustivas, a ideia dominante entre os munícipes é de que estas condições de trabalho lhes garante “liberdade”.

O cenário é similar no município vizinho de Toritama e parcela considerável da população de Caruaru trabalha nessas condições. A dinâmica de trabalho e a ideologia dominante é bem exposta no documentário “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”. A produção têxtil de Santa Cruz é escoada para Toritama e Caruaru. As três cidades formam o polo têxtil de Pernambuco. E a “motociata” de Bolsonaro passou justamente pelas três: sai de Santa Cruz, passa por Toritama e encerra em Caruaru.

Carro de Som

Apesar da inclinação bolsonarista do município, ao longo desta sexta-feira (3) um carro de som circulou na cidade convocando os apoiadores de Bolsonaro a “demonstrar sua alienação política”. “Comemore os feitos do presidente: gasolina a R$7, gás de cozinha a R$100, aumento da conta de energia, aumento da fome e da miséria, 15 milhões de desempregados, projetos que retiram direitos do Jovem Aprendiz, 570 mil mortos – a maioria por falta de vacinas –, destruição da Amazônia”, convoca. O chamado finaliza com nova provocação: “mostre que você é gado de Bolsonaro”, seguido do som de mugidos.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), já emitiu nota alegando “questões religiosas” para não participar das atividades de Bolsonaro no município. O gestor é adventista e guarda os sábados para atividades religiosas. Nas redes sociais, a população de Santa Cruz parabenizou e elogiou o distanciamento do prefeito: “não vai perder nada” e “você nos orgulha com sua coerência”, foram alguns comentários que deram o tom da resposta dos eleitores.

Em sua passagem no Recife, Bolsonaro não encontrou o prefeito João Campos (PSB), mas esteve com o governador Paulo Câmara (PSB) na posse do Comando Militar do Nordeste. Ainda nesta sexta, horas antes de encontrar o presidente, o governador teve publicada na revista Veja entrevista em que defende uma ampla aliança em torno da candidatura de Lula e classifica como “erro” o apoio do PSB ao impeachment da presidenta Dilma em 2016.

Edição: Vanessa Gonzaga