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ENTREVISTA

Escassez de recursos dificulta o retorno às aulas presenciais em universidades da Bahia

Ronalda Barreto Silva, coordenadora geral da ADUNEB, fala sobre o cenário e os desafios da UNEB

06.set.2021 às 08h49
Salvador (BA)
Jamile Araujo

"O número de alunos que não tem condições financeiras para adquirir conectividade é alto", aponta Ronalda sobre a dificuldade do ensino remoto atual. - ADUNEB

As aulas presenciais estão suspensas nas universidades públicas estaduais e federais na Bahia desde março de 2020, início da pandemia de covid-19. Atualmente funcionando com aulas remotas, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) não tem previsão de retorno das aulas presenciais.

Para entender qual o cenário, as dificuldades, os desafios do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais conversamos com Ronalda Barreto Silva, professora da UNEB e coordenadora-geral da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB).

"Não atingimos a faixa verde de risco de contaminação da covid-19,  precisamos avançar na vacinação, realizar ampla testagem, estabelecer as condições ambientais para tal, a logística de deslocamento dos/as estudantes e vigilância epidemiológica", diz Ronalda. Além das medidas sanitárias, ela aponta a preocupação com a escassez de recursos financeiros para a retomada das aulas presenciais. Confira a entrevista:

Brasil de Fato Bahia: Há alguma previsão para retorno das aulas presenciais e fase híbrida nas universidades estaduais?
 

Ronalda Barreto Silva: A maioria das universidades públicas tem a decisão de manter o ensino por mediação tecnológica durante todo esse ano de 2021. Não temos previsão de retomada do ensino presencial ou mesmo híbrido. A situação da pandemia parecia melhorar, entretanto, temos a presença de duas variantes extremamente transmissíveis: a delta (indiana) e a beta (africana).

Em vários países houve flexibilização das medidas de combate à pandemia em função do avanço da vacinação e estão, agora, retrocedendo em razão do avanço dessas variantes. No Brasil a situação ainda é inicial em relação a essas variantes, entretanto, já se verifica transmissão comunitária e caminhando para o pico. Ou seja, a situação é de muita insegurança para afirmamos a possibilidade de retomada das aulas presenciais.

Brasil de Fato Bahia:  O corpo docente da UNEB avalia que é possível retornar com segurança às aulas presenciais ainda que seja na fase híbrida (aulas remotas e presenciais divididas na semana)?
 

Ronalda Barreto Silva: A nossa avaliação é que não há segurança para retomada das aulas presenciais por várias razões: não atingimos a faixa verde de risco de contaminação da covid-19,  precisamos avançar na vacinação, realizar ampla testagem, estabelecer as condições ambientais para tal, a logística de deslocamento dos/as estudantes e vigilância epidemiológica.

Necessitamos de salas ventiladas, amplas, condições de higiene, distribuição de máscaras de qualidade e processos educativos para mudança de hábitos da comunidade. As universidades não estão sendo preparadas para o retorno presencial com segurança. Um problema enfrentado é escassez de recursos financeiros. Não houve investimento para o modelo remoto e nem há para a retomada do modelo presencial. São aspectos que nos preocupam.

Brasil de Fato Bahia: Quais têm sido as dificuldades observadas no ensino remoto?

Ronalda Barreto Silva: A maior dificuldade é a inclusão de todos/as alunos/as, sobretudo aqueles que estão na zona rural, onde não tem internet. O número de alunos que não tem condições financeiras para adquirir conectividade é alto. Sobretudo nossos alunos quilombolas e indígenas têm dificuldade de acompanhar essa modalidade de ensino.

Brasil de Fato Bahia: Quais dificuldades vêm sendo enfrentadas desde antes da pandemia e que se mantêm?
 

Ronalda Barreto Silva: Escassez de recursos financeiros, vacâncias não preenchidas com concursos, ou seja, falta pessoal para trabalhar e violação dos direitos dos docentes e dos servidores técnico-administrativos.

Brasil de Fato Bahia: Na sua avaliação, quais serão os desafios para o funcionamento das universidades no pós-pandemia?
 

Ronalda Barreto Silva:  Estabelecer condições sanitárias que, imaginamos, serão permanentes e repensar métodos e técnicas de ensino, combinando modelo presencial com utilização das tecnologias da informação e comunicação de maneira mais ampla. São desafios postos, inclusive para a organização dos trabalhadores e que podem, inclusive, contribuir para uma melhor atuação da universidade e dos sindicatos.
 

Editado por: Elen Carvalho
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