Minas Gerais

LÍNGUAS

Museu do Índio oferece curso de língua Guarani. Inscrições estão abertas

Quarta edição do curso "Vamos Aprender Guarani?" acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, de 19h às 21h

Belo Horizonte (MG) |
Aulas serão transmitidas pelo youtube - Reprodução Agência Brasil

Começa nesta quarta-feira (15) a quarta edição do curso “Vamos aprender Guarani?”. Com programação até o dia 18 de setembro, de 19h às 21h, as aulas onlines serão ministradas por Alberto Tupã Ra'y, indígena Guarani Nhandeva e professor de língua Guarani na Universidade Federal Fluminense (UFF). 

O Guarani é uma das 205 línguas indígenas faladas no Brasil

O curso faz parte das iniciativas desenvolvidas pelo Museu para difundir a história e a cultura indígena brasileira e tem por objetivo “apresentar aspectos linguísticos e culturais da língua Guarani, uma das 205 línguas indígenas faladas no Brasil atualmente, segundo dados do IBGE”. 

Português incorporou 20 mil vocábulos do Tronco Tupi

Lídia Meirelles, coordenadora do Museu do Índio, enfatiza que as línguas indígenas deram origem a palavras e expressões presentes em nosso vocabulário e que “"O português falado no Brasil incorporou, somente de línguas originadas do Tronco Tupi, pelo menos 20 mil vocábulos, isso inclui expressões, nomes próprios, topônimos, nomes de animais, plantas nativas do Brasil, dentre outros. Por isso é tão importante conhecermos a nossa língua, pois ela é a forma mais efetiva de transmissão da nossa cultura".

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

As aulas serão transmitidas pelo Youtube. Para ter acesso ao link, é preciso se inscrever aqui

 

Edição: Elis Almeida