Cozinha afetiva

Comida de Verdade: saiba o porquê da receita da semana ser chamada de "legumada"

A cozinheira Sayonara Salum compartilha um segredo no preparo para cozimento de diferentes legumes ao mesmo tempo

Ouça o áudio:

A "legumada" pode ser feita com o aproveitamento de um mix de ingredientes, evitando desperdício - Sayonara Salum

A cozinheira Sayonara Salum ensina preparar uma bandeja de legumes cozidos, que foi apelidada como "legumada". 

O batismo da dica do Comida de Verdade desta semana foi dado em conversa entre Sayonara e a jornalista Nara Lacerda, do Brasil de Fato, disponível na versão em áudio deste texto (confira no ícone de áudio acima). 

Aprenda também: Pudim de carne com couve mineira

A escolha do termo "legumada" foi definida pela cozinheira como um "amor aos legumes". A combinação é saudável, simples e saborosa. Além de preparo fácil e rápido, a receita faz parte das memórias afetivas preservadas pelo paladar de Sayonara Salum. 

A dica da vez pode aproveitar a variedade de legumes na geladeira, tendo flexibilidade até para quantidade de ingredientes. Sayonara explica, por exemplo, que se tiver apenas um chuchu na geladeira, já vale tentar. 

Outra receita: Arroz com cogumelo seco e semente de girassol

Ingredientes

O exemplo de combinação de ingredientes feito por Sayonara Salum é o seguinte: 

- uma abobrinha;
- uma batata doce;
- uma cebola;
- um pimentão vermelho; 
- cinco dentes de alho; 
- metade de uma couve-flor. 

Segredo (dica)

O segredo desse prato é observar que cada legume tem seu tempo de cozedura. Ou seja, é diferente de quando preparamos na frigideira, que vamos colocando cada legume em tempos diferentes, de acordo com a disposição para ficar no ponto. Na dica da vez o cozimento é feito com todos os legumes ao mesmo tempo no forno, para tanto, é preciso cortar de acordo com a consistência de cada legume. 

Para exemplificar o segredo, Sayonara diferencia a abobrinha, que é mais macia, da batata doce. Neste caso, é importante cortar a abobrinha em rodelas com espessuras diferentes da batata doce. Neste caso, a abobrinha ficaria mais larga e a batata doce mais fina. 

A técnica do corte também é importante. No caso do pimentão, a cozinheira limpa e retira as sementes e a parte branca, além de fazer um corte na parte comprida. Para a cebola, foi escolhido cortes no sentido comprido para deixar com pétalas mais largas.  

Modo de preparo

Coloque os legumes cortados em uma forma grande. É importante que os legumes fique mais em contato com a forma, em fileira, evitando que fiquem sobrepostos.  

Salpique sal e pimenta e distribua os dentes de alho inteiros. Depois faça uma misturinha com 5 colheres de azeite, coloque em um pote e acrescente uma colher de chá de cúrcuma, uma colher de páprica doce (pode ser cominho também ou os dois juntos).

Misture tudo e coloque uns raminhos de tomilho (pode ser também alecrim). Molhe os raminhos no azeite eu vá besuntando os legumes. Vale conferir se precisa acrescentar azeite neste momento.

Coloco a receita no forno pré-aquecido a 200° e deixe por 40 minutos. Na metade do tempo, vire para equilibrar o cozimento. 

Pronto! Depois é só aproveitar e evitar desperdícios na geladeira. 

Conheça outras receitas do podcast Comida de Verdade.
 

Edição: Daniel Lamir