Memória

Carlos Neder morre em São Paulo por complicações da covid-19

Neder foi um dos fundadores do PT e contumaz defensor da saúde pública

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Durante toda a sua vida, fez a defesa irrestrita da saúde pública
Durante toda a sua vida, fez a defesa irrestrita da saúde pública - Sandro Vichi

Morreu, na noite desta sexta (24), o médico e fundador do Partido dos Trabalhos Carlos Neder, aos 67 anos. O político, conhecido também pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), estava internado desde o dia 8 de agosto, no Hospital São Camilo, em São Paulo, devido a complicações da covid-19. Nos últimos dias, precisou ser intubado e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação foi confirmada pelo Coletivo Cidadania Ativa, do qual Neder fazia parte. “Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação”, afirmou o grupo. O coletivo ainda informou que não haverá velório devido à pandemia. 

Quem foi Carlos Neder?

De Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, durante a ditadura militar, foi uma das vozes dissonantes do regime. Durante toda a sua vida, fez a defesa irrestrita da saúde pública. 

Um dos fundadores do PT, Neder era mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi vereador do município de São Paulo quatro vezes e deputado estadual em duas. Entre 1990 e 1992, foi secretário municipal de Saúde de Luiza Erundina. 

Durante sua vida política, foi autor de mais de 60 leis, como a dos conselhos gestores da saúde, dos CEUs, dos parques municipais e de outras ligadas à acolhimento em unidades de saúde, incentivo ao aleitamento materno, saúde auditiva, anemia falciforme, CIPAs e do Banco do Povo.

Leia a nota do Coletivo Cidadania Ativa na íntegra:

“Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação.

Vítima da covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Trilhou um caminho de lutas e sonhos que tão bem ele construiu e representou desde a década de 1970 junto aos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS. Parte em consequência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.

Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente.

Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular. Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

– Informamos que não haverá velório, tendo em vista a necessidade de não promover aglomerações. Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos.

Agradecemos a solidariedade de todos.

25 de setembro de 2021

Coletivo Cidadania Ativa”

Edição: Douglas Matos