Hip-Hop

Dexter e Nino Brown são homenageados com nome de biblioteca em bairro onde cresceram

Iniciativa é de coletivo que encontros na região para discutir cultura e os problemas sociais na região

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Dexter passou a infância e a juventude no Jardim Calux, onde formou o grupo 509-E - Foto: Arquivo Pessoal

No próximo domingo (26), será inaugurada a Biblioteca Dexter King Nino Brown, no Jardim Calux, em São Bernardo do Campo. O nome é uma homenagem ao rapper Dexter e a Nino Brown, fundador da Zulu Nation Brasil.

Ouvir deles que meu rap é referência, que se descobriram, enquanto homens pretos e periféricos (...) é uma honra

A iniciativa é do coletivo “Café, resenha e amigos”, que promove encontros na região para falar sobre cultura e os problemas sociais na região.

“O Dexter e o Nino são pessoas do bairro que venceram. Dexter não mora mais aqui, mas faz ações no bairro, shows e outras coisas. Os dois são importantes para o Hip-Hop e nada mais justo que dar essa homenagem em vida para os dois”, explica Nego Lock, integrante do grupo.

A dupla homenageada estará no evento. “Me sinto honrado e lisonjeado, de ter meu nome na biblioteca; isso é Hip-Hop também. Quando você lê, acessa o conhecimento, você se liberta", diz Dexter, que cresceu no bairro e ali fundou o 509-E, um dos mais importantes grupos de rap da história brasileira.

Saiba maisDe alvo de racismo a "manual do rap brasileiro": livro celebra "Sobrevivendo no Inferno"

Ainda de acordo com o rapper, a homenagem foi ideia de seus 'parceiros da quebrada'. "Ouvir deles que meu rap é referência, que se descobriram, enquanto homens pretos e periféricos, e que trabalham em prol dessas pessoas que precisam dessa informação, é uma honra. Agradeço ao Calux por tudo que me deu e sempre me dará”, contou.

Para Brown, a literatura e o Hip-Hop se cruzam na história e cooperaram para a sua trajetória nos bailes black da década de 1970 e 1980, quando se tornou uma referência importante para o movimento.

Leia também: Em Natal, batalhas de rap retratam o cotidiano das periferias por meio da arte de rua

“Primeiro que o Calux é onde eu comecei também. Mudei para o Calux em 1975. Eu morava na favela. Eu comecei a frequentar os bailes ali, então é uma grande honra. Estou muito feliz com essa homenagem. Agora, tem essa biblioteca para a garotada poder pesquisar e se informar”, disse Brown.

Edição: Douglas Matos