Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

VIOLÊNCIA

Adolescente e padrasto são mortos em ação da Polícia Militar no bairro de Anchieta (RJ)

Caso aconteceu no sábado (25) e outras duas pessoas ficaram feridas; Corregedoria da PM está na investigação

27.set.2021 às 10h34
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Cápsulas no chão após operação da Polícia Civil que resultou em 25 mortes no Jacarezinho, Rio de Janeiro (RJ) - Voz da Comunidade

No último sábado (25), uma ação do 41º BPM (Irajá) no bairro Anchieta, na zona norte do Rio de Janeiro, matou duas pessoas e deixou outras duas feridas. Willian Vasconcellos da Silva, 38 anos e o enteado, Samuel Vicente, 18 anos, morreram após serem alvejados por disparos de arma de fogo na saída de um baile funk na comunidade do Chapadão. 

Segundo uma amiga da família de um dos baleados, Samuel e Camily da Silva Apolinário eram namorados e estavam em um baile funk, na comunidade do Chapadão. A jovem teria passado mal e desmaiado. Samuel ligou para o padrasto, que foi ao local de moto a fim de levá-la até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ricardo de Albuquerque.

Leia mais: Instituto aponta cidade de São Gonçalo como a mais perigosa para adolescentes do estado do Rio

No caminho, os três, que estavam na motocicleta, foram surpreendidos por uma equipe de policiais militares que já teriam atirado. Os três e mais uma quarta pessoa, ainda não identificada, foram baleados e levados para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Camily está internada no Hospital Getúlio Vargas e apresenta quadro de saúde estável. A família diz que a jovem aguarda por cirurgia. A moça não está sob custódia.

O que diz a PM?

Por meio de nota, a PM diz que foi atacada a tiros por criminosos armados enquanto estavam em patrulhamento pela Rua Alcobaça. Após cessar o confronto, a equipe diz ter encontrado três suspeitos feridos. Com eles, a corporação afirmou ter encontrado duas pistolas, carregadores, munições, um conversor para submetralhadora, dois rádios comunicadores e drogas. 

Em entrevista ao Bom dia Rio, da TV Globo, na manhã desta segunda-feira (27), o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Ivan Blaz, informou que a Corregedoria da corporação investiga as mortes de Samuel e William. Segundo Blaz, a Corregedoria da PM já está no caso desde sábado, por determinação do secretário Luiz Henrique Pires.

"É muito importante deixar claro que tanto a nota produzida pela assessoria de imprensa da PM quanto as informações repassadas ao noticiário foram baseadas nas declarações dos policiais do 41º BPM (Irajá). Esses agentes, que fizeram o registro na delegacia, apontam que após esse confronto, várias pessoas apareceram ali feridas e foram encaminhadas para o hospital", disse o porta -voz da PM que ainda caracterizou a região do Complexo do Chapadão como "complexa" e com forte domínio do tráfico.

Leia mais: Violência no RJ vitimou 15 grávidas desde 2017, afirma plataforma Fogo Cruzado

Blaz também destacou a importância das câmeras nos uniformes dos agentes de segurança.

“Essas câmeras serão ferramentas fundamentais na sustentação das alegações e nas defesas dos policiais. Os equipamentos farão toda a diferença, uma vez que irão registrar aquilo que só o policial e o teatro de operações consegue observar. Alegações em juízo e na mídia serão sustentadas por essas imagens", explicou. 

Família contesta

A dona de casa Sonia Bonfim, que teve o marido e o filho mortos na ação, contesta a versão apresentada pela polícia. Ao jornal O Dia, ela informou que os documentos de William desapareceram após as mortes.

"Não havia operação, eles entraram atirando. Chegaram para matar", desabafou Sônia, afirmando que os documentos do marido ainda não foram localizados. "Eu quero os pertences e documentos do meu marido. Eles (policiais) falaram que bandido não tem documento. Ali não tinha nenhum bandido", ressaltou. 

As armas dos policiais envolvidos na ação foram apreendidas pela Polícia Civil. O caso é investigado na delegacia de Vicente de Carvalho.

Editado por: Jaqueline Deister
Tags: rio de janeiroviolência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.