Direitos dos Animais

Câmara Legislativa do Distrito Federal inicia CPI dos maus-tratos aos animais

Dados da Polícia Civil mostram aumento nos casos de violência contra animais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A próxima reunião da CPI está prevista para o dia 26 de outubro - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

No Distrito Federal, o número de casos de maus-tratos contra animais aumentou em mais de 30% em 2021, na comparação com todo o período do ano passado. De acordo com dados do Departamento de Inteligência e Gestão da Informação da Polícia Civil do DF, em 2020 foram registradas 194 ocorrências, e, de janeiro a agosto deste ano 253 denúncias foram recebidas, praticamente metade do tempo.

Para fazer um panorama sobre maus-tratos a animais no DF, a Câmara Legislativa do Distrito Federal instalou no dia 13 de setembro uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abusos contra animais. Nesta segunda (27), a Comissão realizou a primeira reunião, na qual aprovou um plano de trabalho e requerimentos de informações a vários órgãos.

:: Câmara Legislativa instala CPI para investigar maus-tratos contra animais no DF ::

Para o presidente da CPI, deputado Daniel Donizet (PL), a situação de violência contra animais no DF é alarmante. Ele destacou a que a Comissão vai analisar casos que tiveram repercussão na cidade para saber se houve a responsabilização dos envolvidos e se as investigações foram conduzidas da forma correta. A próxima reunião está prevista para o dia 26 de outubro.

O levantamento da Polícia Civil mostra que as cidades que mais registraram ocorrências são: Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Sobradinho II. A natureza do total de registros está entre maus-tratos, perseguição, caça, utilizar espécimes da fauna silvestre e crueldade contra animais.

:: A impermanência e o amor pelos animais ::


Registro da Polícia Civil indica aumento de maus-tratos aos animais no período de janeiro a agosto deste ano / Reprodução

De acordo com a Lei Distrital 4.060/2007, são caracterizados como maus-tratos praticar ato de abuso ou crueldade, golpear, ferir, mutilar ou manter qualquer animal em lugares anti-higiênicos ou que impeçam a respiração, o movimento ou descanso, ou deixar animais por mais de 12 horas sem água e alimento.

Denúncias

Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas na Ouvidoria do governo do Distrito Federal pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria do GDF.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino