Autoficção

Indicado ao Jabuti, Notas sobre a fome de Helena Silvestre é lançado pela Expressão Popular

A obra se baseia em andanças da escritora: feminista afroindígena, ativista de movimentos populares desde a adolescência

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A autora Helena Silvestre "tinha de levantar a voz com este livro, pelos seus, pelos outros, por nosotras", escreve Lucia Tennina na orelha de Notas sobre a fome - Talita Perna - Divulgação Editora Expressão Popular

Composto por crônicas, contos e poesias, o livro de Helena Silvestre é lançado Editora Expressão Popular. A obra autoficcional Notas sobre a fome, que ganhou indicação ao Prêmio Jabuti de 2020 - um dos mais importantes prêmios literários do Brasil - tem como base as vivências da autora: ativista afroindígena e originária da Favela do Macuco, na cidade de Mauá, no ABC Paulista. 

Militante feminista e editora da revista Amazonas, Helena foi uma das fundadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), de onde saiu em 2010 para criar o Movimento Luta Popular. 

Ocupações de terra; vigílias em volta da fogueira; os sonhos; os guerreiros que carregamos dentro da gente; o específico medo gerado pelos barulhos de tiros, as palavras de sábios dos bairros e favelas que, como diz Helena, "não têm nada a ver com os sábios das universidades". Esses são exemplos de fragmentos das histórias que permeiam as 144 páginas do livro. 

:: Dexter e Nino Brown são homenageados com nome de biblioteca em bairro onde cresceram ::

Dona Francisquinha, por exemplo, personagem que aparece em mais de uma história, "era tão sábia que não houve espaço para que eu pudesse duvidar", escreve Helena.

E continua: "As mulheres de meu povo são, há centenas de anos, oráculos que preservam antigas sabedorias em suas vozes – caladas pela força dos opressores que nos transformaram em servas ou em outdoors de propaganda para qualquer venda".

"Este não é um livro, este é um diário, uma coleção de fatos e pensamentos", caracteriza a autora, logo nas primeiras páginas. "Uma espécie de descrição etnográfica feita desde a fome, com fome, entorpecendo de desejo tudo que resiste a ela e à sua dor alimentada de vazio e ausência de comida", completa. 

Publicado originalmente de forma independente com o apoio do Sarau do Binho e da revista Amazonas, Notas sobre a fome ganha agora nova edição e pode ser adquirido pelo valor de R$30.

O prefácio é da antropóloga feminista equatoriana Ana María Morales Troya e a orelha do livro é assinada pela também antropóloga, crítica literária, escritora e pesquisadora das produções literárias das periferias paulistas, Lucia Teninna. 

:: Livro reúne vozes de "reexistência" periférica contra o silenciamento e o genocídio ::

Em entrevista para a 1ª Feira Literária de Mogi das Cruzes, Helena Silvestre explicita como o tema da fome é bastante mais abrangente que aquela fome de comida.

 "Ao longo dessas 31 notas, a gente vai encontrar uma tentativa minha de narrar a vida de gente como eu, a vida que eu vivo, a vida que eu vi e vejo viver". 

 

Edição: Anelize Moreira