Rio de Janeiro

ARMAS

Bolsonaro ironiza fome de brasileiros: "Quando invadirem tua casa, dá tiro de feijão"

Presidente já havia chamado de "idiota" quem defendeu que governo federal se preocupasse com alimentação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Bolsonaro arma
Em agosto, presidente chamou de idiota quem criticou comercialização de armas diante do aumento da fome no país - Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender nesta sexta-feira (1º), diante de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, o porte de armas para os brasileiros e ironizou as campanhas de movimentos populares e partidos progressistas sobre a necessidade de levar alimentos às pessoas que estão sem comer no país.

"A esquerda fala que a gente não come arma, come feijão. Mas quando alguém invadir tua casa, dá tiro de feijão nele", afirmou o presidente, sendo aplaudido por seu grupo de seguidores em Brasília.

Leia mais: Feijão e não fuzil: estado do Rio de Janeiro também produz leguminosa agroecológica

Em agosto, Bolsonaro havia aconselhado a população a comprar fuzil, apesar de a arma ter um valor elevado, porque, segundo ele, "povo armado jamais será escravizado". Em seguida, ele chamou de idiota quem estava defendendo que o país investisse contra a situação de fome da população. 

"Aí tem um idiota: 'Ah, tem que comprar é feijão'. Cara, se você não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar", afirmou na época, provocando a reação de parlamentares em relação à fala.

Leia também: “Mais Feijão, Menos Fuzil”: Campanha distribui 15 mil reais em feijão nesta segunda-feira em BH

Nos atos do feriado de 7 de Setembro contra o presidente, a fala de Bolsonaro foi lembrado em falas e cartazes de manifestações em cidades brasileiras, com o lema "Feijão sim, fuzil não!".

Edição: Eduardo Miranda