Cozinha afetiva

Arroz com lentilha: conheça o preparo de uma receita árabe com um toque especial

O prato é feito basicamente com três ingredientes, sendo a cebola responsável pelo "ponto ideal"

Ouça o áudio:

A receita é feita basicamente com arroz, lentilha e cebola. Outros ingredientes dão um toque especial, como pimenta e especiarias - Ira G - Unsplash

Comida de Verdade desta semana ensina a preparar um arroz com lentilhas. As dicas são da cozinheira Sayonara Salum e trazem uma ótima opção de prato nutritivo, barato e fácil de fazer. 

Aprenda também: Aipim, mandioca ou macaxeira? Escolha o nome e a consistência na preparação do bolo

Sayonara Salum explica que, além do arroz e das lentilhas, as cebolas "fazem a diferença" no preparo, que está nas origens árabes da cozinheira. Por isso, as dicas da vez acompanham um toque especial. 

Ingredientes

- 1 xícara de lentilha;
- 1/2 xícara de arroz;
- 4 cebolas grandes

Dica para não se assustar: a quantidade relativamente grande de cebolas no início será reduzida no processo, sendo incorporada aos outros ingredientes.

Modo de preparo:

Primeiro, coloque e lentilha para cozinhar com água e deixe ficar al dente

Dica para acertar o ponto: o cozimento intermediário da lentilha é indicado porque depois o ingrediente vai acompanhar o cozimento do arroz. 

Enquanto isso, corte duas das quatro cebolas para refogar. Pique em pedaços pequenos e coloque uma ou duas colheres azeite de oliva na panela e coloque a cebola picada para dourar. Mexa e deixe a cebola dourando. 

Depois escorra a lentilha, guarde e reserve o caldo. Misture a lentilha com a cebola bem dourada. Depois acrescente o arroz lavado e misture os três ingredientes (arroz, lentilha e cebola), colocando sal, uma pimentinha - que pode ser inclusive uma síria ou do reino.

Dica para o gosto: Sayonara coloca uma pitada de canela que também vai fazer uma boa diferença no aroma e no sabor na hora do prato finalizado.  

Depois coloque os ingredientes para cozinhar com três a quatro xícaras da água até secar. 

Dica para a consistência: não deixe secar até ao final. Deixe em um ponto até formar uma consistência parecida com um mingau.

Quando o preparo estiver com um caldinho embaixo é sinal de que está no ponto.

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer

Toque a mais:

Sayonara Salum dá um toque a mais receita, com cebolas caramelizadas por cima do prato.

Corte as duas cebolas restantes ao meio e depois em rodelas de meia-lua. Essas duas cebolas vão para a frigideira, com duas colheres de azeite de oliva por 20 minutos, mexendo para deixá-las bem douradas, quase queimadas. 

Dica para o ponto: colocar sal ajuda a desidratar as cebolas. 

Depois tire a cebola do azeite e coloque em papel absorvente. Depois chega a hora de arrumar o prato, colocando a cebola caramelizada em cima. 

Edição: Daniel Lamir