Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

No Dia da Favela, marcha no Rio de Janeiro cobra Alerj garantia de direitos humanos nas favelas

Manifestação organizada pela Faferj propõe demandas urgentes como combate à fome e segurança pública

Rio de Janeiro |
Dia da Favela é lei desde 2006 no município do Rio de Janeiro, e no estado, desde 2019 - Fernando Frazão/ Agência Brasil

Nesta quinta-feira (4), Dia da Favela, moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro participaram de uma marcha por direitos. Os manifestantes se concentraram na sede da Federação de Favelas (Faferj), no centro da cidade, e seguiram em direção à Assembleia Legislativa (Alerj) para entrega de um documento às autoridades estaduais.

Leia mais: Programa de TV que valoriza a experiência de jovens da periferia do Rio estreia em novembro

Na carta, recebida pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), há reivindicações sobre segurança pública, como a instalação de câmeras nos uniformes e viaturas policiais e o fim do reconhecimento fotográfico. Além disso, exige a reabertura dos restaurantes populares em meio ao aumento da fome e recursos para urbanização das favelas fluminenses.

"Para o povo favelado não basta apenas comemorar, também é preciso lutar por direitos básicos que faltam nesses territórios", ressalta o texto de convocação para o ato, organizado pela Faferj.

A aprovação do Projeto de Lei Kathlen Romeu também foi cobrada durante a marcha. A jovem grávida foi morta aos 24 anos durante uma ação da Polícia Militar na comunidade do Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio, em agosto deste ano.

O PL, de autoria da deputada Renata Souza (Psol), proíbe o emprego da tática chamada “troia” por agentes policiais. A prática acontece quando policiais se escondem em casas de moradores para atacar supostos criminosos. Ao lado da avó da Kathlen Romeu, Renata Souza defendeu a proteção dos direitos humanos.

“Quando a gente fala que precisa de dignidade humana na favela, a gente quer comida, vacina e, acima de tudo, quer sobreviver e viver. Os policiais invadem a casa do morador para fazer operação policial. Foi essa mesma troia que vitimou a Kathlen, então o nome do projeto é Kathlen Romeu. Não vamos deixar que esse Estado assassino defina quem vai morrer e viver na sociedade”, disse a deputada, que integra a comissão de Direitos Humanos da Alerj.

Dia da Favela

O Dia da Favela é lei desde 2006 no município do Rio de Janeiro, e no estado, desde 2019. O Morro da Providência, no centro do Rio, é considera a primeira favela do Brasil. O termo favela aparece pela primeira vez, segundo historiadores, em um documento da polícia no dia 4 de novembro de 1900.

Edição: Clívia Mesquita