Rio de Janeiro

PANDEMIA

Município do Rio mantém baixo índice de transmissão de covid-19 em todas as regiões

Na última quarta-feira (3), a capital registrou o menor número de internados por covid-19 desde o início da pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O boletim mostra que, desde março de 2020, o município do Rio soma 491.711 casos de covid-19, com 35.075 óbitos - Foto: Mauro Pimentel/ AFP

O mapa de risco para a transmissão da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro está com baixo risco em todas as 33 regiões administrativas do município. O indicador leva em conta o índice de internações e óbitos. A informação é do Boletim Epidemiológico divulgada nesta sexta-feira (5).

Leia mais: Equipes da Anvisa voltam a receber ameaças de morte caso aprovem vacina da covid em crianças

De acordo com o jornal O Dia, na última quarta-feira (3), a capital fluminense registrou o menor número de internados por covid-19 desde o início da pandemia. A reportagem ressalta que eram 127 pessoas, ou seja, apenas 2% do total de internações na capital. Outro dado de destaque é que 82% das unidades de saúde não registraram internações por covid nos últimos sete dias.

Eventos

O boletim ressaltou também que em 24 eventos-teste monitorados pela Prefeitura do Rio, apenas 32 das 62.203 pessoas que compareceram se contaminaram com o coronavírus depois. Já outros 156 já estavam com covid antes e foram barrados.

Leia mais: No Rio, rede municipal de ensino retorna às aulas presenciais

Segundo a Prefeitura, as nove partidas de futebol e os 15 shows ou festas apresentados na coletiva já completaram os 14 dias de monitoramento. Foram 24 contaminados após os jogos (uma incidência de 0,04%) e oito nos demais eventos (0,05%).

Apesar da baixa incidência de contaminação, o Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou ontem em seu boletim para o risco de eventos que promovam aglomeração com a taxa de população total vacinada abaixo de 80%. Segundo o relatório, o país segue com uma taxa vacinal de 55%, o que é considerado não seguro para a realização de atividades de grande porte.
 

Edição: Jaqueline Deister