Cinema

Estreia de “Marighella”, em assentamento do MST, terá Wagner Moura e plateia de 850 assentados

Programação extensa marca dia de lançamento do filme, com participação do elenco e lideranças do movimento

Brasil de Fato | Prado (BA) |
Marighella já foi exibido em festivais em Berlim, Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo e Cairo - Igor Carvalho/ Brasil de Fato

Após lançamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Ceará, o filme "Marighella”, inspirado na vida do guerrilheiro baiano Carlos Marighella, terá uma exibição especial neste sábado (6) no assentamento Jacy Rocha, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Prado, no sul da Bahia. De acordo com o movimento, 850 assentados assistirão a estreia.

Continua após publicidade

Antes da exibição do filme, os assentados terão uma agenda de atividades, entre elas, uma plenária dos Povos de Terreiro, Indígenas e Quilombolas, às 9h. Em paralelo, ocorre a Feira Agroecológica.

"As pessoas veem na luta de Marighella a sua luta no Brasil de hoje", diz Wagner Moura

Mais tarde, às 13h30, duas mil árvores serão plantadas no Bosque Marighella, que será inaugurado hoje. Quando chegar ao assentamento, às 17h, o diretor de "Marighella", o ator Wagner Moura, também plantará uma muda.

O ator José de Abreu lançará seu livro “Abeurafia”, às 16h30. O artista conversará com os assentados sobre sua trajetória e, também, sobre política. Em seguida, às 18h30, começa a exibição de “Marighella.”

Após o filme, a equipe da produção, liderada por Wagner Moura, participará de um debate com os assentados do MST. Além do diretor, estarão na exibição o ator Bruno Gagliasso, que vive o delegado Sérgio Paranhos Fleury, e Maria Marighella, neta do guerrilheiro.

Edição: José Eduardo Bernardes