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Corrida eleitoral

Leonardo Sakamoto: Lula é o preferido entre os que se informam pelo WhatsApp, diz pesquisa

Dados são de levantamento da Quaest Consultoria e da Genial Investimentos, divulgado nesta quarta-feira (10)

10.nov.2021 às 19h33
São Paulo (SP)
Leonardo Sakamoto

Na pesquisa que aponta Lula como favorito dos usuários do aplicativo de celular, 2.063 entrevistas foram feitas em território nacional, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais - Ricardo Stuckert

Entre os que se informam sobre política principalmente pelo WhatsApp, 51% preferem que o ex-presidente Lula (PT) vença as eleições de 2022 frente a 27% dos que optam pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). Ao todo, 17% não preferem nenhum dos dois.

Os dados são de pesquisa da Quaest Consultoria e da Genial Investimentos, divulgada nesta quarta (10), que levantou as intenções de voto para a eleição presidencial de outubro de 2022 e avaliou o governo Bolsonaro. Entre 3 e 6 de novembro, 2.063 entrevistas foram feitas em território nacional, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

::Lula terá reuniões com líderes progressistas na Europa; veja a agenda completa da viagem::

Bolsonaro foi alvo de duas ações no Tribunal Superior Eleitoral que pediam a cassação de sua chapa com o general Hamilton Mourão por terem se beneficiado de disparos em massa no WhatsApp feitos contra o seu principal oponente, Fernando Haddad (PT).

A corte arquivou as ações em julgamento, no dia 28 de outubro, mas utilizou o caso para firmar entendimento de que isso pode levar à cassação em futuras eleições. Segundo a pesquisa Quaest, o WhatsApp é o principal canal de informação sobre política para apenas 3% dos brasileiros. A TV continua sendo a fonte mais importante, com 49%.

Na sequência, aparecem as redes sociais (25%), sites, blogs e portais de notícias (9%), amigos, familiares e conhecidos (4%), rádio (3%) e jornais impressos (2%).

Por fim, 4% afirmam que não costumam se informar sobre política. Lula marca seu melhor resultado exatamente entre os que se informam principalmente pela TV: 54% preferem ele, 15%, Bolsonaro e 23%, nenhum dos dois.

::Com alta rejeição entre mulheres e população do Nordeste, reprovação de Bolsonaro chega a 56%::

O petista também está numericamente à frente junto àqueles que se informam principalmente por redes sociais, com 37%, enquanto Bolsonaro marca 35%. Com a margem de erro, há um empate técnico. Nessa categoria, 24% não querem nem Lula, nem Bolsonaro.

Bolsonaro, por sua vez, aparece numericamente à frente entre os que se informam principalmente por blogs, sites e portais de notícias: 34% escolhem o presidente enquanto 31% querem o ex de volta. Novamente, aqui há um empate técnico. E 30% afirmam que preferem que não seja eleito nenhum dos dois.

Entre os que têm o rádio como principal fonte de informações sobre política, Lula tem 50% e Bolsonaro, 18%. E 25% não querem nem um, nem outro. Por fim, entre os que preferem jornais, Lula marca 39%, Bolsonaro, 18% e nenhum dos dois, 32%.

Considerando TV, rádio e jornais, ou seja, veículos tradicionais de comunicação, que juntos são citados por 54% como principal fonte de informação, Bolsonaro aparece com menos preferência do que a opção nem ele, nem Lula, ou seja, uma terceira via.

A pesquisa Quaest também aponta que, entre os que não costumam se informar sobre política, Lula tem a preferência de 36%, Bolsonaro, 13% e nenhum dos dois, 26%.

Intenções de voto para as eleições de 2022

O ex-presidente aparece em primeiro nos dois cenários avaliados pela Quaest para o primeiro turno de outubro de 2022.

Com o governador paulista João Doria (PSDB), Lula tem 48%, Bolsonaro, 21%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), 8%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), 6%, Doria, 2% e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), 1%.

Já com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), Lula tem 47%, Bolsonaro, 21%, Sergio Moro, 8%, Ciro Gomes, 7% e Rodrigo Pacheco e Eduardo Leite aparecem empatados, com 1%.

No segundo turno, Lula vence de todos, sendo que a menor diferença aparece quando ele disputa com Bolsonaro, com 57% a 27%.

Editado por: Vinícius Segalla
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