GIRO PELA EUROPA

Em Berlim, Lula se reúne com vencedor da eleição alemã Olaf Scholz

Liderança do Partido Social-Democrata alemão, Olaf Scholz deve se tornar o próximo chanceler do país

|
Lula e o ministro Olaf Scholz, que tem chance de ser o próximo chanceler da Alemanha - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (12/11), em Berlim, com Olaf Scholz, liderança do Partido Social-Democrata alemão (SPD) que venceu as últimas eleições gerais no país. Scholz é o provável sucessor de Angela Merkel no cargo de chanceler federal e deve comandar um governo de coalizão com o Partido Verde e o Partido Liberal Democrático. 

“Encerrando a passagem por Berlim com uma agradável conversa com Olaf Scholz, vencedor da eleição alemã em setembro”, disse o petista no Twitter, acrescentando que ambos conversaram “sobre o processo que está em curso para a formação de um novo governo e sobre a importância de fortalecer a cooperação Brasil-Alemanha”. 

A liderança alemã também comentou no Twitter sobre o encontro com o ex-presidente: "Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e espero continuar nosso diálogo!".

::“A elite brasileira sabe da fome por leitura”, afirma Lula, em encontro com movimentos sociais::

O encontro entre os líderes aconteceu no âmbito de um tour pela Europa que Lula iniciou nesta quinta-feira (11/11). Além da Alemanha, o ex-mandatário passará ainda pela Bélgica, França e Espanha e se reunirá com diversas lideranças políticas.

Mais cedo, o petista também se encontrou com as deputadas Yasmin Fahimi e Isabel Cademartori, do mesmo partido de Scholz. Em seguida, esteve com a comitiva da Coalizão Negra Por Direitos, que está na Europa para participar da COP26.

Scholz e Bolsonaro

O encontro de Lula com Scholz contrasta com um recente incidente entre o político social-democrata e o presidente Jair Bolsonaro.

No final de outubro, Scholz foi ignorado por Bolsonaro durante uma reunião do G20, em Roma. Na ocasião, durante uma recepção geral para todos os líderes do G20 presentes, Bolsonaro conversou rapidamente com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Na mesma roda, estava Olaf Scholz. Bolsonaro, aparentemente não sabendo quem era Scholz, ignorou completamente o alemão. Pouco depois, enquanto Bolsonaro reclamava da mídia brasileira e trocava observações banais com Erdogan, Scholz virou as costas e foi falar com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

A indelicadeza não passou despercebida pela imprensa e foi usada como um exemplo do isolamento e do comportamento errático de Bolsonaro durante seu giro pela Itália.

Agenda Lula

O principal compromisso do petista, no entanto, deve ser na próxima segunda-feira (15/11), quando Lula participa de uma reunião de alto nível no Parlamento da União Europeia, a convite da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), grupo que detém a segunda maior bancada no Legislativo do bloco.

::Lula lidera intenções de voto e Bolsonaro perderia para todos no 2º turno, diz Ipespe::

O encontro reunirá líderes da Europa e da América Latina, incluindo o ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero e as prefeitas da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, e de Bogotá, Claudia López Hernández.

O ex-presidente também dará uma coletiva de imprensa ao lado da líder do S&D no Parlamento Europeu, a espanhola Iratxe García. "Nós, progressistas da Europa e da América Latina, estamos unidos por nosso compromisso pela solidariedade, pela igualdade, pelos direitos humanos e pela democracia", disse García.

"Denunciamos com força a politização dos direitos humanos por parte da direita. As tentativas sistemáticas de minar as instituições democráticas, violar a separação dos poderes e alimentar o ódio encontrarão nossa mais firme resistência", acrescentou a socialista.

Já na terça-feira (16/11), Lula dará uma palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) sobre o "lugar do Brasil no mundo de amanhã". Na quarta (17/11), o ex-presidente receberá o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale por seu "desejo de promover a igualdade".  

(*) Com Ansa e informações da DW