Ouça e assista

Produção cultural na pandemia e Lei Paulo Gustavo são temas no Programa Central do Brasil

Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Ceará, é o convidado do Entrevista Central

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Secult Ceará
O governo deixa claro que a cultura não tem relevância na sua agenda social

Nesta semana,  o Federal Senado aprovou  o projeto de lei complementar 73/ 2021,  que prevê R$ 3,8 bilhões em recursos que serão destinados ao setor cultural brasileiro. O PL, conhecido como “Lei Paulo Gustavo” , segue agora para a Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, parte do recurso será distribuída em ações para o setor audiovisual e outra parte aplicada em medidas emergenciais da área.

Ações como premiações, editais e  chamadas públicas, compra de bens e serviços, também estão previstas. No Entrevista Central,  o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, expõe o cenário dos artistas brasileiros e a importância deste fomento para o país.

:: Lei Paulo Gustavo: a contragosto do governo, Senado aprova amparo de R$ 3,8 bi para cultura::

"Arte e cultura são direitos fundamentais de todo cidadão deste país. A periferia, principalmente, nunca deixou de produzir cultura nos territórios, agora, com este fomento, o Brasil inteiro tem a ganhar", disse o secretário em entrevista.

O Trilhos do Brasil apresenta duas ações que têm ajudado muita gente durante a pandemia da covid-19. A primeira delas é a Cozinha Popular das Palafitas, da Campanha Mãos Solidárias, que acontece em Recife, nasceu em março de 2020 e atua em cinco áreas: saúde, trabalho e renda, direitos, comunicação e educação. Em São Paulo, o coletivo "No Front" tem arrecadado fundos para um curso de orientação econômica para lideranças periféricas.  

::Mãos solidárias inaugura sua primeira cozinha comunitária nas palafitas de Recife::

Marcos Freitas, cordelista da Paraíba, participa do Parada Cultural recitando um cordel de sua autoria que critica a lógica da Black Friday enquanto milhares de brasileiros não tem as necessidades básicas supridas.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Vinícius Segalla