Rio de Janeiro

Nova tentativa

Meses após ter mandato cassado, Jairinho tenta recuperar o cargo de vereador na Justiça do Rio

Ex-vereador teve negado um pedido de habeas e continua preso acusado de matar o enteado Henry Borel, de 4 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ex-vereador Jairinho está preso desde o dia 8 de abril acusado de matar o enteado Henry Borel, de 4 anos - Reprodução

A defesa de Jairo Souza Santos Junior (sem partido), conhecido como Dr. Jairinho, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para tentar recuperar o mandato de vereador, cassado por unanimidade na Câmara Municipal um junho deste ano. Segundo o pedido, a acusação pela morte do menino Henry Borel, de 4 anos, não tem a capacidade de "afastar a presunção de sua inocência".

Leia mais: Qual a relação entre Jairinho e as milícias no Rio de Janeiro?

A mãe de Henry, Monique Medeiros, e Jairinho são acusados de homicídio triplamente qualificado e tortura. Os dois estão presos desde abril deste ano. Ele teve negado um pedido de habeas corpus pelo Tribunal de Justiça do Rio. 

A primeira audiência do caso, que ouviu dez testemunhas de acusação, foi marcada pela emoção do pai de Henry, Leniel Borel, ao relatar os últimos momentos com o filho. Uma nova sessão de instrução e julgamento do caso está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, onde será determinada uma data para o julgamento, via júri popular.

Relembre o crime

O ex-vereador e a mãe de Henry estão presos desde o dia 8 de abril. As investigações da Polícia Civil indicam que o vereador agredia o menino com chutes e pancadas na cabeça e a mãe sabia.

O laudo médico aponta que o menino teve hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, e que o corpo da criança apresentava equimoses, hematomas, edemas e contusões que indicam traumas anteriores à morte.

Edição: Clívia Mesquita