DISPAROU

Lula tem 51% das intenções de voto e pode ganhar eleição no 1º turno, aponta pesquisa Sensus

Levantamento encomendado pela IstoÉ mostra Bolsonaro com 28,7% dos votos válidos e Moro, 8,9%

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente lidera pesquisas eleitorais com larga vantagem; na foto, o petista durante entrevista ao podcast PodPah - Ricardo Stuckert

Uma pesquisa feita pela Sensus encomendada pela revista IstoÉ, divulgada nesta sexta-feira (3), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ganhar no primeiro turno se as eleições presidenciais de 2022 fossem hoje. É o primeiro levantamento divulgado pela empresa de pesquisa sobre o pleito do ano que vem.

O estudo aponta que Lula tem 50,6% dos votos válidos, superando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 28,7%, o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), com 8,9%, e Ciro Gomes (PDT), com 6,3%. Não foram considerados os 15,6% que não souberam responder ou que não votariam em nenhum dos candidatos.

::: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 :::

Na sequência, aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2,1%, a senadora Simone Tebet (MDB), com 1,4%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), com 1,2%, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 0,4%, Luiz D'Ávila (Novo), com 0,2%, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania), com 0,1%.

A pesquisa foi realizada no período de 24 a 28 de novembro de 2021. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados foram coletados presencialmente em 135 municípios das 24 unidades federativas. Foram realizadas 2.000 entrevistas.

::: Popularidade de Bolsonaro despenca e fica abaixo de 20% pela primeira vez desde janeiro de 2019 :::

Em caso de segundo turno, Lula venceria em todos os cenários. Contra Bolsonaro, o petista faria 55,1% ante 31,6% do atual presidente. Se o adversário fosse Moro, a distância seria ainda maior: Lula venceria por 53,3% a 25%. Diante de Doria, o cenário é ainda mais favorável ao ex-presidente: 55,5% a 14,1%.

::: Lula será candidato em 2022, diz vice-presidente do PT: "Ele vem com sangue no olho" :::

A mesma pesquisa aponta que Bolsonaro registra uma rejeição de 59,25%. Sobre o desempenho de sua administração, 50,5% dos eleitores fizeram uma avaliação negativa de seu governo, enquanto 23,5% a consideram positiva e outros 24,2%, apenas regular. Só 8,2% classificam o governo como ótimo, enquanto 37,8% o consideram péssimo e 12,7%, ruim.

Na semana passada, divulgação de três pesquisas agitou a corrida eleitoral. Os levantamentos feitos por Paraná PesquisasPoderData e Ipespe apontaram a consolidação de Lula na dianteira e a tendência de queda de Bolsonaro.

Os estudos mostraram ainda que Moro não decolou. O ex-ministro da Justiça ainda disputa a terceira colocação com Ciro Gomes. Os novos resultados reafirmam que os dois seguem consideravelmente distantes de Lula e Bolsonaro na preferência do eleitorado.

Edição: Vinícius Segalla