INTEGRAÇÃO REGIONAL

Alba-TCP celebra 20ª cúpula para debater cenário do progressismo na América Latina

Encontro entre chefes de Estado acontece em Havana e marca 17 anos da Aliança

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Secretário Execuivo da Alba-TCP, Sacha Llorenti e os chefes de Estado e de governo dos países membro do bloco - ALBA-TCP

"Paz, estabilidade regional e não ingerência" são os temas de debate da 20ª Cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América - Tratado de Comércio entre os Povos (Alba-TCP). Os chefes de Estado e de governo dos 10 países-membros se reúnem na capital cubana para celebrar os 17 anos do bloco e aprovar um "plano de trabalho" para 2022.

Como anfitrião, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel celebrou as recentes vitórias eleitorais na Nicarágua, com a reeleição de Daniel Ortega, e do chavismo nas eleições regionais da Venezuela. 

"Demonstramos a importância da dignidade dos povos para enfrentar o terrorismo político e econômico praticado pelos Estados Unidos", disse o mandatário nicaraguense Daniel Ortega. 

A ilha caribenha de Santa Lúcia retomou sua participação no Fórum neste encontro.


Havana, Cuba é a sede da 20ª Cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (Alba-TCP), primeiro encontro presencial após início da pandemia / ALBA-TCP

"Retomar os encontros presenciais em Havana é duplamente inspirador, não só porque nossa proximidade é sinal de que vamos superando uma crise sanitária sem precedentes, mas pela feliz circunstância do que fizemos para poder celebrar essa 20ª Cúpula", destacou Díaz Canel. 

Cuba foi responsável pela produção de cinco imunizantes contra a covid-19 e possui cerca de 90% da população vacinada, incluindo crianças e adolescentes. Com a fórmula Abdala, os governos cubano e venezuelano acordaram criar um banco de vacinas para a Aliança.

A Alba-TCT também intermediou a criação de pontes aéreas entre os países do bloco para fornecimento de ajuda humanitária. Nesta terça-feira (14), a Bolívia entregou 15 toneladas de alimentos e cinco toneladas de medicamentos para Cuba.

Díaz-Canel criticou novamente os mecanismos de distribuição das vacinas e a concentração de doses disponíveis entre os países ricos. 

"Sob essas condições são logicamente insuficientes os planos globais para enfrentar a covid-19 e a crise econômica e social que provoca. O imperialismo, consciente da situação, não se deteve, reforçou seus planos de dominação", declarou o presidente, criticando o bloqueio econômico imposto à Cuba, Venezuela e Nicarágua pelos Estados Unidos.

:: BdF Explica | Quais os impactos do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba :: 

O presidente da Bolívia, Luis Arce, destacou que somente 1,1% da população pobre do mundo foi vacinada, "o capitalismo mercantilizou todos os âmbitos da sociedade", criticando as patentes de imunizantes. Para superar a dependência atual das grandes farmacêuticas, Arce propôs a criação de duas empresas para autossuficiência de medicamentos e alimentos da Alba-TCP.

Leia também: Presidente boliviano propõe criar brigada médica da Alba-TCP para vacinação massiva

No mesmo sentido, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, defendeu a criação de um plano econômico compartilhado. "Devemos fortalecer nossa casa, nosso espaço comum. Separados somos fracos e ninguém por si próprio alcançará o desenvolvimento individual", ressaltou

Ao final do encontro, os chefes de Estado e de governo da Alba-TCP realizaram um ato em homenagem à memória de Fidel Castro e Hugo Chávez, principais promotores da criação da Aliança regional. 

Edição: Thales Schmidt