ENCONTRO

Pelo 18º ano consecutivo, Lula participa de Natal dos Catadores em São Paulo

Evento é organizado anualmente pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente marca presença no Natal dos Catadores desde 2003; em duas oportunidades, não esteve presente fisicamente - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) estará, nesta quarta-feira (22), no Natal dos Catadores em São Paulo (SP), um evento organizado anualmente pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável.

O petista participa da comemoração de fim de ano dos trabalhadores da catação de materiais recicláveis desde 2003. Será, portanto, a 18ª vez que o ex-presidente prestigia a confraternização.

Em apenas três ocasiões, Lula não esteve presencialmente em pessoa ao lado das catadoras e catadores. Ainda assim, marcou presença de outras formas.

Em 2011, quando fazia o tratamento de um câncer na laringe, Lula enviou uma mensagem pela então presidenta Dilma Rousseff (PT), que participou do evento. No dia seguinte, Dilma levou ao ex-presidente um presente de Natal produzido pelos trabalhadores da reciclagem.

::: PR: Catadoras de materiais recicláveis precisam de “um teto” para trabalhar; saiba como ajudar :::

No Natal de 2018, quando estava preso em Curitiba, o ex-presidente enviou uma carta aos catadores, na qual afirmava que faz questão de estar todos os anos no evento para lembrar que um governo “deve cuidar de todos, mas ter um olhar especial para quem precisa mais, para o trabalhador”.

Em um trecho da carta, ele registra um momento especial: “Eu nunca vou esquecer minha emoção com o depoimento de uma companheira catadora, no último ano do meu segundo mandato, que disse que o mais importante que eu fiz para ela foi ela ter orgulho da profissão dela, de andar de cabeça erguida, de ter dignidade. Era para isso que eu queria ser presidente: para matar a fome do povo, dar oportunidade, dignidade e autoestima”.

::: Catadoras de materiais recicláveis precisam de “um teto” para trabalhar; saiba como ajudar :::

Em 2020, com o evento em formato virtual por conta da pandemia, Lula gravou sua participação em vídeo: “Tenham certeza que esse mal também irá passar e voltaremos a ter a solidariedade, não o egoísmo, a felicidade, não a tristeza, a inteligência, não a grosseria, a esperança, não o medo, guiando os destinos do nosso país”, disse, na ocasião.

Encontro com catadores em Brasília

Em novembro, Lula esteve no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal, em Brasília, em evento também organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável. Durante a atividade, o petista se emocionou com discursos feitos por trabalhadores e disse que "muita gente na sociedade não dá e não tem noção do significado e da importância do trabalho dos catadores".

“Não poderia deixar de falar do carinho que tenho por vocês. Durante todo o tempo que fui presidente da República, todo dia 23 de dezembro, fazia questão de encontrar com vocês, os moradores de rua, os catadores, para que a gente pudesse fazer nossas reuniões, tomar nosso café, anunciar o atendimento das pautas de reivindicação e receber a pauta do ano seguinte”, declarou.

::: Lula se emociona em encontro com catadores no DF e ouve pedido: "Não deixe de lutar por nós" :::

O complexo visitado por Lula é uma conquista do movimento de catadores e catadoras da região que ocorreu durante seu governo. A área que abriga o espaço é um dos quatro terrenos doados aos trabalhadores pelo governo federal em 2010, visando a construção de galpões de reciclagem. 

Durante as gestões petistas no Executivo federal, a cooperativa e o governo do Distrito Federal assinaram contratos que garantiram o financiamento da construção dos galpões de recepção, seleção e comercialização dos resíduos recicláveis que hoje formam o complexo. 

Com capacidade para processar até 5 mil toneladas de resíduos por mês, o CIR gera cerca de 2 mil empregos. Além disso, é parte importante da estratégia de desativação do antigo Lixão da Estrutural, que chegou a ser o maior lixão da América Latina.

Edição: Leandro Melito