Rio de Janeiro

PAPO NA LAJE

"Sem dados reais sobre as favelas, como vai ter política pública?", diz morador do Jacarezinho

Programa Papo na Laje desta quinta (13) mostra como a pandemia apontou a urgência de produzir dados sobre as comunidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Bárbara Nascimento, do Portal Favelas, e Bruno Sousa, do LabJaca, são os convidados do programa Papo na Laje - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (13) mostra como a pandemia evidenciou a urgência de produzir dados reais sobre e para as favelas do Rio de Janeiro. O Portal Favelas e o LabJaca são exemplos de iniciativas de comunicação que surgiram em 2020 para informar os moradores das favelas cariocas sobre a prevenção do vírus.

"A gente queria informar os moradores, entendendo que a população favelada seria a mais afetada pela pandemia. Como produzir a nossa informação a partir de nós mesmos? Lançamos o Portal Favelas antes do previsto para prestar esse serviço", afirma a comunicadora Bárbara Nascimento, cria da favela do Vidigal, zona Sul do Rio, durante o episódio do Papo na Laje.

Leia mais: Para driblar a falta de visibilidade, casal cria produtora para artistas da periferia carioca

Outro convidado do programa é o jornalista Bruno Sousa, um dos fundadores do LabJaca, localizado na favela do Jacarezinho, na zona Norte da cidade. Ele conta que para além das ações de enfrentamento ao vírus, a equipe da campanha “Jaca contra o Corona” identificou uma disparidade no número de oficial de casos suspeitos e no número real no cotidiano da comunidade.

"Nos reunimos para fazer a comunicação comunitária, distribuir kits de higiene e cesta de doação, mas achamos insuficiente. Passamos um formulário que foi construído com a clínica da família local, tentando mapear os casos suspeitos de covid na favela. A gente observou que tinha mais de uma centena de casos, enquanto o Estado mostrava menos de uma dezena", disse Bruno.

A ausência de dados até mesmo sobre a quantidade de moradores do Jacarezinho motivou a criação do laboratório de dados e narrativas sobre favelas e periferias, que atualmente conta com 12 colaboradores. "Se não sabemos quantas pessoas moram aqui, como vai ter escola, política pública, vacina?", questiona. 

Na conversa, Bruno e Bárbara também falam sobre o uso das redes sociais e do audiovisual para divulgar dados e histórias sobre seus territórios de forma mais acessível. E ainda uma parceria do LabJaca com o Portal Favelas que vai mostrar o Jacarezinho desde a sua construção até os dias atuais, resgatando gerações e potencialidades em um documentário.

Papo na Laje

O programa de TV Papo na Laje reúne jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. 

Todas as quintas-feiras um programa inédito do programa vai ao ar no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET. A apresentadora, atriz e ativista Juliana França recebe convidados que realizam trabalhos sociais em regiões vulneráveis. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas cariocas.

Assista o episódio desta quinta (13) no YouTube, às 18h:

 

Edição: Mariana Pitasse