GRIPE E COVID

Com surto causado pela ômicron, cidades pernambucanas ampliam centros de testagem

Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina tiveram que ampliar e descentralizar centros de teste para diminuir filas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Pernambuco teve 5.498 novas infecções em 24 horas - Richardson Martins/PCR

Com a circulação da variante ômicron em Pernambuco, a necessidade de ampliação de ações como a testagem e o incentivo à vacinação se mostraram extremamente necessárias. Nesta semana o estado teve o terceiro maior número de casos confirmados de toda a pandemia. Foram 5.498 novas infecções em 24 horas. As gestões decidiram ampliar os centros de testagem e descentralizá-los para garantir que moradores de diferentes regiões possam realizar o teste. 

Saiba também: Pandemia sem controle: Entenda os riscos do aumento do contágio no Programa Bem Viver 

De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Saúde, os últimos boletins epidemiológicos apontam uma média de 23,6 mil testes realizados em todo o estado por dia em dias úteis e 7,1 mil testes aos finais de semana. Saiba mais sobre os novos centros de testagem:

Recife

No Recife, os novos três centros de testagem de covid-19 devem começar a receber os pacientes na segunda-feira (31). A previsão é de aumentar de 4,8 mil para 6,3 mil a capacidade diária de exames feitos apenas na capital. Eles irão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h

O exame no Recife é feito somente por agendamento pela internet. Os três novos centros ficam no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e na Uninassau do bairro das Graças, ambos na Zona Norte; e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep, na Zona Sul. 

Sem agendamento, é possível fazer no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem - das 8h às 17h; Geraldão, na Imbiribeira - das 8h às 17h; Terminal Integrado de Passageiros (TIP) - das 8h às 16h; e na Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz - das 8h às 17h.

Jaboatão 

Em Jaboatão dos Guararapes, os testes serão feitos a partir de agendamento. A medida já vale a partir desta sexta (28). A cidade possui quatro pontos de testagem:  o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos em Prazeres; e as policlínicas Manoel Calheiros (Curado), Cônego Pedro de Souza Leão (Cavaleiro) e Leopoldina Tenório (Jardim Jordão).

A abertura de vagas será realizada às segundas, quartas e sextas a partir das 15h. Para o teste, é preciso levar documentação oficial com foto e comprovante de residência.

Aos finais de semana, os pontos são itinerantes. Neste sábado (29), ele será montado na Praça Nossa Senhora do Rosário,das 9h às 15h. Já no domingo, o atendimento ocorre no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade, das 10h às 18h.

Olinda 

Em Olinda, os 23 centros de testagem funcionam sem agendamento, das 8h às 17h, de segunda a sexta. Já nas Unidades Básicas de Saúde os testes são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Caruaru

No Agreste, a cidade de Caruaru está realizando os testes apenas sob agendamento. O Centro Municipal de Testagem funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Já as quatro tendas estão abertas de domingo a domingo, no mesmo horário. Para fazer o exame, é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Os locais de testagem na cidade são o Centro Municipal de Testagem Covid-1 (Rua Padre José Augusto, 205, São Francisco); Tenda UPA Boa Vista (Avenida Caruaru, 943, Jardim Boa Vista); Tenda UPA Salgado (Rua Rodopiano Florêncio, 742, Salgado); Tenda UPA Rendeiras (Endereço: R. Maj. João Coelho, 165, Rendeiras) e a Tenda UPA Vassoural (R. Luís Gonzaga, s/n°, Vassoural).

Petrolina 

No Sertão, a cidade de Petrolina tinha apenas um centro de testagem no Centro de Convenções, área central da cidade. Depois de semanas com filas que causavam até quatro horas de espera, a prefeitura do município abriu dois novos locais que funcionarão de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde do José e Maria e de Nova Petrolina.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga