VOLTA ÀS AULAS

Secretaria de Educação do Rio divulga novo protocolo de prevenção à covid nas escolas

Mudanças priorizam a testagem e estabelecem que se um aluno testar positivo não será mais necessário isolar toda a turma

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
De acordo com a Secretaria de Educação, com a cobertura vacinal no Rio não existem mais restrições para o retorno das aulas presenciais - Foto: Giulian Serafim / PMPA

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) divulgou, nesta terça-feira (1), um novo protocolo de prevenção à covid-19 nas escolas. As novas normas trazem mudanças que priorizam a testagem, desta forma se um estudante testar positivo, ao invés da turma inteira ser isolada, a recomendação é que os demais alunos façam o teste para a detecção da doença.

Continua após publicidade

Antes, o previsto pela secretaria era que se uma criança fosse diagnosticada com covid-19, toda a turma de alunos deveria entrar em regime de aulas online por sete dias. De acordo com o novo documento, apenas quem testar positivo ou estiver com sintomas deverá se isolar em casa.

O novo protocolo indica também que servidores, estudantes e trabalhadores da educação que tiveram contato com pessoa com diagnóstico positivo ou apresentarem sintomas devem informar para a equipe gestora da escola, de forma remota e em até 24h do contato ou início dos sintomas, para serem encaminhadas para testagem.

Leia mais: Rio de Janeiro tem aumento de 181% nos casos de covid-19 em janeiro, mas vacina freia óbitos

Nos casos em que o teste der positivo, o trabalhador ou estudante deve manter isolamento domiciliar por sete dias a partir do primeiro dia do início dos sintomas ou do primeiro dia de contato com a pessoa em suspeita ou confirmada com covid-19.

Nos casos em que o teste der negativo, mas houver sintomas deve-se manter isolamento de cinco dias com aulas em regime remoto. Já nos casos em que o resultado for negativo e não houver nenhum sintoma não é necessário fazer isolamento.

O isolamento de turmas completas só será preciso caso a equipe de saúde julgue ser necessário para evitar surtos e novos casos.

O protocolo também orienta o retorno de todos os estudantes e profissionais da educação ao ensino presencial, mesmo idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades e pessoas com deficiência, desde que já tenham tomado a segunda dose da vacina contra covid-19 há pelo menos 14 dias.

Leia mais: RJ: Megacentro de testagem para covid-19 é inaugurado no Maracanã

De acordo com a pasta, com a cobertura vacinal no município e a dose de reforço para grupos prioritário não existem mais restrições para a volta as aulas presenciais. Apesar disso, a Secretaria informou que não irá exigir o comprovante de vacinação.

As aulas retornam na próxima segunda-feira (7), o uso da máscara continua obrigatório, dispensado apenas para crianças menores de três anos e estudantes com restrições de saúde que impeçam o uso da proteção.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jéssica Rodrigues