Repercussão

Morte de Moïse Kabagambe será tema de audiência pública no Congresso Nacional

A reunião ainda sem data anunciada terá a presença de representantes do Ministério da Justiça e da Embaixada do Congo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Manifestantes cobram por justiça para Moïse Kabagambe, congolês assassinado no Rio de Janeiro - Emilly Firmino / São Paulo

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado se reuniu na tarde desta segunda-feira (7) e aprovou, em votação simbólica, o requerimento que pede a realização de uma audiência pública no Congresso Federal para debater a violência contra migrantes e refugiados no Brasil, com referência ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe, no último dia 24, na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio. 

Leia também: Cidade do Rio vai transformar em memorial quiosque onde Moïse foi morto

Moise, que chegou ao Brasil como refugiado quando tinha 11 anos, trabalhava em um quiosque na orla da praia e era remunerado por diárias. Ele foi espancado até a morte depois de cobrar por dois dias de serviço não pagos. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou traumatismo do tórax, com contusão pulmonar, causada por ação contundente. O corpo do congolês, de 24 anos, foi encontrado amarrado em uma escada.

Leia mais: Polícia do RJ investiga caso de congolês espancado até a morte após cobrar pagamento atrasado

O requerimento aprovado nesta segunda-feira (7) é assinado pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), presidente da CDH, e Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados. 

Segundo informações da Agência Senado, no documento, eles solicitam o comparecimento de representantes do Ministério da Justiça, da Embaixada do Congo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro e do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), além dos especialistas Henrique Sales Pinto, consultor legislativo do Senado Federal, e Lucas Santos Fernandes, procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse