DEMITIDO

Flow Podcast anuncia desligamento de Monark após declarações com teor nazista

Afirmações foram feitas durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Monark publicou pedido de desculpas e sugeriu a ida de convidados da comunidade judaica ao Flow Podcast; pouco depois, foi desligado do projeto - Reprodução/YouTube

O Flow Podcast demitiu, na tarde desta terça-feira (8), o youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, depois que o apresentador defendeu a existência de um partido nazista no Brasil durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), na noite de segunda (7).

Em comunicado publicado nas redes sociais, o Flow Podcast afirmou que "a decisão foi tomada em conformidade com o que determinam todos os preceitos de boas práticas, visão e missão do Estúdios Flow".

No Brasil, a lei federal 7.716, de 5 de janeiro de 1989, determina que é crime a "veiculação de símbolos, ornamentos, emblemas, distintivos ou propaganda relacionados ao nazismo". A Constituição Federal considera o ato criminoso "inafiançável e imprescritível".

Na tarde desta terça (8), o Brasil de Fato mostrou que dois patrocinadores, a Flash Benefícios e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, romperam contratos com o Flow Podcast após as declarações.

Leia o comunicado do Flow Podcast na íntegra:


Comunicado do Flow Podcast publicado nesta terça-feira (8) / Reprodução/Twitter

Uma das afirmações de Monark apontadas como antissemita no programa foi: “Eu sou mais louco do que vocês. Eu acho que tinha que ter partido nazista reconhecido pela lei”.

Em reação, Tabata Amaral citou o Holocausto na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Kim Kataguiri chegou a dizer que a Alemanha estaria errada em criminalizar o nazismo. O período foi marcado pelo extermínio de mais de seis milhões de judeus.

Na tarde desta terça, Monark publicou um vídeo em sua conta no Twitter em que pede desculpas e diz que "estava bêbado". Ele ainda sugere a presença de líderes da comunidade judaica no programa.

O que é o nazismo?

O nazismo prega a destruição de todos os povos e indivíduos que possam "contaminar" a presumida pureza da raça ariana. Essa ideologia foi posta em prática por Adolf Hitler nas décadas de 1930 e 1940 como política de Estado na Alemanha e nos países invadidos pelo ditador.

De 1941 a 1945, seis milhões de judeus foram executados nos campos de extermínio nazistas. O genocídio do povo judeu ficou conhecido como Holocausto e é reconhecido como um dos episódios mais traumáticos da história da humanidade. Entre as vítimas dos nazistas estiveram judeus, negros, gays, pessoas com deficiência física ou mental, ciganos, comunistas e testemunhas de Jeová.

Edição: Monique Santos