Washington X Pequim

Secretário de Estado dos EUA viaja pelo Pacífico para tentar conter a China, diz Pequim

Diplomacia chinesa critica recente tour de Antony Blinken por países da Ásia: "A Guerra Fria acabou há muito tempo"

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O secretário de Estado dos EUA e o comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. - Twitter Antony Blinken

A China afirma que a recente viagem do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, à Ásia busca gerar conflitos e tensões na região, e também conter a influência de Pequim.

Blinken, o principal diplomata dos EUA, realizou uma cúpula em Melbourne com os membros do Quarteto, o grupo de diálogo formado pelos Estados Unidos, Índia, Japão e Austrália, com o objetivo aberto de combater a influência da China. Ele também viajou para Fiji, onde cumpriu uma agenda destinada a atrair as nações insulares do Pacífico aos seus planos contra a China.

A agenda do representante da Casa Branca também incluiu um encontro com Comandante Almirante John Aquilino, líder do Comando Indo-Pacífico dos EUA — divisão das Forças Armadas estadunidenses alocada para tratar da região do Indo-Pacífico.

"Integrar diplomacia e defesa é fundamental para fortalecer nossas alianças e parcerias e realizar nossa visão compartilhada de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta", disse Blinken sobre o encontro com Aquilino.

:: Janela para o Oriente: Rússia estreita laços com China e busca minar hegemonia dos EUA ::

Na volta de sua viagem, Blinken se reuniu no Havaí com os secretários de Estado do Japão e da Coreia do Sul. Durante o encontro, as autoridades declararam sua unidade diante de supostas ameaças à segurança na região do Pacífico, devido a ações da Coreia do Norte e do crescente peso da China na região.

"A Guerra Fria acabou há muito tempo, e as tentativas de criar uma suposta aliança para conter a China não serão bem-sucedidas nem receberão o apoio de ninguém. Os países mais importantes da região devem abandonar essa mentalidade, corrigir a abordagem errônea de confronto entre blocos e de jogos geopolíticos e, em vez disso, contribuir para a paz e a estabilidade na Ásia-Pacífico", afirmou Zhao Lijina, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Durante a viagem do secretário de Estado pela Ásia, a Casa Branca publicou um documento insistindo na importância da região para os interesses de Washington. a

Edição: Arturo Hartmann