WIKILEAKS

Entidades marcam ato pela libertação de Julian Assange para sexta-feira (25) em Belo Horizonte

Jornalista foi preso por comprovar crimes de guerra cometidos pelos EUA e aliados

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Em dezembro de 2021, uma sentença da Justiça britânica autorizou a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos - Foto: Will Oliver / AFP

Organizações populares saem às ruas em Belo Horizonte pela liberdade do jornalista australiano Julian Assange, criador da plataforma Wikileaks. A manifestação está marcada para o dia 25 de fevereiro, às 10h, em frente ao escritório da embaixada dos Estados Unidos. Uma carta-manifesto pela liberdade de Assange também será entregue na embaixada.

Continua após publicidade

:: Assange poderá recorrer de extradição aos EUA no Supremo, decide justiça britânica :: 

Preso político há quase dez anos, o jornalista encontra-se em penitenciária de segurança máxima, em Londres, acusado de revelar informações secretas do governo dos Estados Unidos.

“O que estão fazendo com ele, individualmente, é ilegal, imoral e desumano. Mas o que está em questão é maior do que um caso individual”, afirma a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Barbosa, ao Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Preso por provar crimes dos EUA

:: CIA planejou sequestrar e assassinar Julian Assange, diz site ::

A perseguição ao jornalista começou depois que ele publicou milhares de documentos vazados dos serviços de inteligência dos EUA. Esses documentos comprovam crimes de guerra, cometidos pelas tropas estadunidenses e seus aliados no Afeganistão, no Iraque, em Guantánamo e em outros lugares. Entre os crimes, figuram assassinatos de civis desarmados, torturas, estupros e violações de direitos de prisioneiros.

Assange e o Wikileaks também divulgaram ações dos EUA para desestabilizar governos não alinhados e provocar guerras, como no Egito, Iêmen, Líbia, Síria, Paquistão e Tunísia.

Espionagens também foram reveladas. Entre elas, o caso em que a então presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), foi grampeada ilegalmente pela Agência de Segurança Nacional (NSA) estadunidense, durante o governo Obama.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em dezembro de 2021, uma sentença da Justiça britânica autorizou a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde responderá por acusações de espionagem e crimes cibernéticos. Juntas, essas acusações podem lhe render 175 anos de prisão. O jornalista está com a saúde debilitada e, no ano passado, chegou a sofrer um pequeno AVC na prisão, em Londres.

(Com informações do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais)

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa