Bolsonaro não vai

Lula declina convite de Boric para posse no Chile e vai enviar carta de agradecimento

Para evitar "constragimento diplomático", petista repete negativa que deu à presidente de Honduras e não vai a Santiago

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente preferiu não participar do evento por não estar ocupando a cadeira do Palácio do Planalto - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recusou o convite feito pelo futuro presidente do Chile, Gabriel Boric, para ir à posse presidencial em Santiago, no próximo dia 11 de março.

O petista foi chamado ao evento após o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusar a comparecer. Lula, contudo, decidiu rejeitar o convite e vai enviar uma carta de agradecimento a Boric.

:: Lula tem 48% de votos válidos e pode vencer no 1º turno, mas Bolsonaro volta a crescer, diz CNT ::

A informação foi confirmada pelo Brasil de Fato com a assessoria de imprensa do ex-presidente. Com a decisão, Lula repete o gesto feito ao receber o convite para ir à posse da nova presidente de Honduras, Xiomara Castro.

Na ocasião, ele também declinou o convite para evitar "constrangimentos diplomáticos", já que não ocupa a cadeira do Palácio do Planalto. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) representou o partido na posse hondurenha.

Viagem ao Rio de Janeiro é adiada

O BdF também apurou junto à equipe do ex-presidente que uma viagem planejada por Lula para fazer reuniões políticas no Rio de Janeiro foi cancelada. O estado vive conturbações na costura de alianças para as eleições de 2022.

:: PSB se torna peça-chave para 2022, mas terá que resolver divergências ideológicas internas ::

No Rio, a preferência de Lula pela candidatura de Marcelo Freixo (PSB), que saiu do PSOL em articulação que teve a sua participação, afasta possíveis aliados do petista, como o prefeito Eduardo Paes (PSD).

Retomada das viagens internacionais

Nos próximos dias, Lula embarca para o México na retomada de suas viagens internacionais. Ele deve permanecer no país de 26 de fevereiro a 7 de março. A viagem contará com uma visita ao presidente Andrés Manuel López Obrador.

A viagem, inicialmente, seria realizada em janeiro, mas foi adiada por causa do avanço da pandemia do coronavírus. Nesta terça-feira (22), em processo que é praxe administrativo, o Diário Oficial da União publicou a autorização para que o ex-presidente vá ao México acompanhado por assessores.

Leia abaixo a íntegra do despacho:


Despacho autoriza viagem de ex-assessores de Lula ao México / Reprodução/Diário Oficial da União

Edição: Rebeca Cavalcante