Rússia e Ucrânia

União Europeia adota sanções contra Putin e chanceler Lavrov

Operação militar russa na Ucrânia gera sanções do Ocidente que atingem autoridades, grandes bancos e pessoas físicas

Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Genebra, 16 de junho de 2021. - Brendan Smialowski / AFP

A União Europeia concordou em impor sanções pessoais contra o presidente russo, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em conexão com a operação militar de Moscou na Ucrânia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pelo ministro das Relações exteriores da Áustria Alexander Schallenberg. 

"No entanto, não haverá proibição de entrada para eles, porque queremos manter a possibilidade de negociações para acabar com a violência na Ucrânia", disse o ministro.

Além das autoridades, grandes bancos russos, como o Sberbank e VTB, foram incluídos nas novas restrições dos países ocidentais e foi dificultada a atração de investimentos estrangeiros a várias empresas estatais. Sanções também foram impostas ao fornecimento de produtos de alta tecnologia para a Rússia.

:: Entenda o que está em jogo na invasão da Ucrânia pela Rússia ::

Já o serviço de imprensa do Banco da Rússia informou que os serviços Apple Pay e Google Pay não estarão disponíveis para clientes de cinco bancos russos que estão sob sanções: VTB, Sovcombank, Novikombank, Promsvyazbank e FC Otkrytie.

"Clientes de bancos sancionados não poderão pagar com os cartões desses bancos no exterior e usá-los para pagar serviços em lojas online e agregadores de serviços cadastrados em países que suportam sanções. Além disso, os cartões desses bancos não poderão ser usados ​​com os serviços Apple Pay, Google Pay, mas o pagamento padrão por contato ou sem contato para esses cartões está disponível integralmente em todo o território", diz a nota do Banco da Rússia.

As autoridades russas declararam que um plano de ação em caso de uma nova onda de sanções foi preparado com antecedência, acrescentando que medidas de retaliação estão sendo elaboradas.

Edição: Thales Schmidt