CARNAVAL

Exposição homenageia os 60 anos do bloco Cacique de Ramos no RJ

Mostra "Eu sou Cacique", assinada pelo artista Alexandre Palma, traz referências à história afro brasileira e indígena

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cacique de Ramos completou 60 anos em 2021 sem desfilar devido a pandemia - Riotur

O tradicional bloco Cacique de Ramos, que completou 60 anos em 2021, é tema de uma mostra individual do artista plástico Alexandre Palma. A exposição “Eu sou Cacique” está em cartaz na galeria Modernistas, em Santa Teresa, no centro do Rio, até o dia 2 de abril, com entrada gratuita.

A pandemia impediu a realização do clássico desfile vibrante e de referência à cultura popular carioca, então, para homenagear as seis décadas do bloco, Alexandre decidiu realizar a mostra. Através das cores vermelho, branco e preto, as obras trazem referências à história afro brasileira e indígena.

Alexandre Palma explicou em entrevista para o programa Central do Brasil, transmitido pela TVT e produzido em parceria com o Brasil de Fato, que o Cacique de Ramos é mais que um bloco de carnaval, e possui grande importância para a sociedade.

Leia também: Rio tem carnaval de rua cancelado, mas crescimento da programação de festas privadas

“As pessoas que estão no Cacique de Ramos têm uma consciência e uma percepção muito importante para os dias atuais da necessidade de reafirmar a brincadeira e a folia, mas em uma perspectiva crítica, porque existe o interesse em dar um recado sobre diversidade, interculturalismo e possibilidade de troca’, afirmou o artista.


Exposição está em cartaz na galeria Modernistas, em Santa Teresa, centro do Rio / Alexandre Palma

Tombado em 2010 como Patrimônio Imaterial da cidade do Rio de Janeiro, o bloco Cacique de Ramos foi berço do samba para artistas como Zeca Pagodinho e Grupo Fundo de Quintal, e teve como madrinha a saudosa Beth Carvalho.

Para o artista, Alexandre Palma, a exposição é uma “possibilidade de reafirmar a importância do Cacique de Ramos e também mostrar como as artes visuais podem dialogar com a música”.

:: Ambulantes fazem protesto no Rio de Janeiro por benefício maior após cancelamento do carnaval ::

A exposição “Eu sou Cacique” está em cartaz de quinta a domingo. As visitas guiadas com o artista acontecem todas as quintas-feiras, às 15h. A galeria modernistas fica na rua Paschoal Carlos Magno, 39, em Santa Teresa, na região central do Rio.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse