SER MULHER

Papo na Laje desta quinta (3) debate como é ser mãe e trabalhadora nas periferias do Rio

Episódio tem como convidadas jovens mães que debatem sobre a sobrecarga emocional e sonhos adiados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ingridy Maura e Thamires Moreira relatam os dilemas da maternidade para a apresentadora Dani Câmara - Stefano Figalo/Papo na Laje

Dando início ao mês de luta das mulheres, o primeiro Papo na Laje de março trata sobre a realidade de ser mãe e trabalhadora nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. As convidadas são Thamires Moreira, auxiliar de cozinha da zona oeste, e Ingridy Moura, cabeleireira e manicure de Benfica, bairro da zona Norte.

No episódio, elas conversam com a atriz e apresentadora Dani Câmara sobre a sobrecarga física e mental do cuidado com os filhos e dos afazeres domésticos. Tudo isso ao mesmo tempo em que buscam realizar os sonhos que foram adiados pela gravidez na adolescência.

Assista:

“Na próxima encarnação, eu quero ser pai. Por mais que o pai seja ótimo, cumpra com todas as obrigações, o filho sempre é da mãe. Isso é fato.
Quando a gente é mãe, está o tempo todo cuidando. Se o filho está doente, é a mãe que está lá. Só que eu sinto uma falta muito grande de ser cuidada”, disse Thamires.

A jovem de 27 anos conta que recebeu muitas críticas quando engravidou e luta desde então para não se deixar abater. O mesmo aconteceu com a militante do Levante Popular da Juventude, Ingridy Moura.

Leia mais: Em cinco anos, Rio de Janeiro registrou mais de 59 mil crianças sem o nome do pai

“A partir do momento que engravidei passei a ouvir que nunca mais ia estudar, que ia ficar na beira do tanque, cuidando de filho, dependente de homem. Muita coisa que as pessoas falam a gente se deixa abater. Quando me separei, voltei a estudar, correr atrás, fazendo doces, cabelo, unha”, relata Ingridy, futura técnica de enfermagem. "Meu sonho é estar junto com meus 3 filhos, não importa o lugar", completa.

O episódio desta quinta-feira (3) é uma coprodução com o Instituto Raízes em Movimento e foi gravado no espaço Teto Verde Favela, no Complexo de Manguinhos, Zona Norte do Rio.

Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Episódios inéditos vão ao ar toda quinta-feira, às 18h, no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse