Ouça e assista

Central do Brasil aborda o 8M, voto feminino e participação das mulheres na política

Gizelle Farias, do PSOL, participa do programa e aponta os principais desafios das mulheres para o ano eleitoral

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, na TVT e por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Rovena Rosa/Agência Brasil
No ano em que se comemora os 90 anos do voto feminino ainda temos que enfrentar diversas violências

O dia 24 de fevereiro é uma data importante para a história brasileira. Há 90 anos, o direito ao voto feminino foi assegurado no país. Hoje, apesar dos avanços, as mulheres ainda lutam por mais espaço na política e por direitos no Brasil.

Perto deste marco, na próxima terça-feira (8), milhares de mulheres ocuparão as ruas de todo o país para lembrar e debater outra data importante, o  Dia Internacional de Luta da Mulher. Sob o lema "Pela vida das mulheres, contra Bolsonaro e o bolsonarismo, contra o machismo, o racismo e a fome", os atos já estão marcados em mais de 15 cidades brasileiras e contarão com a presença de diversos movimentos e coletivos feministas.

Gizelle Freitas, da Executiva Nacional de Mulheres do PSOL, participa do Entrevista Central e debate os principais temas que envolvem a luta das mulheres brasileiras.

"Comemorar os 90 anos do voto feminino neste ano não é qualquer coisa. 90 anos é muito recente e é bom lembrarmos que esse direito foi conquistado através da luta das mulheres. Precisamos lembrar sempre também que no primeiro momento, as mulheres negras não poderiam votar, então a luta seguiu até que de fato todas as mulheres pudessem ter esse direito", afirma.

Gizelle também fala sobre como a violência política tem afetado as mulheres e aponta o cenário que enfrentarão neste ano eleitoral.

"A violência política vem nos matando literalmente, temos o caso, infelizmente, da vereadora Marielle Franco. Precisamos estar organizadas politicamente para enfrentar essa violência e conquistar mais direitos. Nós, mulheres, não representamos apenas as nossas pautas. Representamos também a pauta da classe trabalhadora e dos setores oprimidos no geral".

E tem mais!

O Trilhos do Brasil apresenta uma campanha solidária no Rio de Janeiro que distribui marmitas para pessoas desempregadas e ações de solidariedade em Petrópolis, na região serrana do estado.

Tais Carvalho, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas(UPES), participa do Embarque Imediato e fala sobre a mobilização da população de Curitiba, principalmente dos estudantes, contra o reajuste da tarifa do ônibus, que passou de R$ 4,50 para R$ 5,50.

A Parada Cultural indica o filme “Portinari, Poeta da Cor”, realizado por Maria Maia e produzido por Dea Barbosa para a TV Senado. O filme apresenta a vida e a obra de Candido Portinari, nascido em Brodowski, São Paulo, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. A obra será exibida neste sábado(05) na TVT, às 22h30. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Matheus Alves de Almeida