APÓS SANÇÕES

Rússia pede suspensão da exportação de fertilizantes; medida afeta agronegócio brasileiro

Moscou alega problemas logísticos provocados por sanções internacionais e alerta para "escassez de alimentos" no mundo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Antes do início do conflito, Bolsonaro visitou Putin buscando estreitar as relações comerciais entre os dois países - Kremlin

O governo da Rússia recomendou que fabricantes de fertilizantes do país paralisem temporariamente a exportação para o exterior. O pedido está em uma nota do Ministério da Indústria e Comércio russo e pode impactar o abastecimento do agronegócio brasileiro. 

Segundo o comunicado, a medida é motivada pela desagregação na logística de exportação decorrente das sanções severas sofridas pela Rússia após a ofensiva militar na Ucrânia. O governo russo afirma que transportadoras internacionais suspenderam as atividades no país, prejudicando o escoamento do insumo.

“Falhas no embarque de fertilizantes podem afetar diretamente a segurança nacional de vários países e causar graves consequências na forma de escassez de alimentos para centenas de milhões de pessoas já no médio prazo”, diz a nota do Ministério da Indústria e Comércio.

:: Petrobras fecha fábricas e expõe Brasil à falta de fertilizantes russos durante guerra ::

Saia justa para Bolsonaro 

Do total de fertilizantes de fosfato e nitrogênio utilizados no Brasil, 23% vêm da Rússia e 3% de Belarus, aliada de Vladimir Putin. Na terça-feira (2º), o governo bielorrusso já havia comunicado ao Brasil que paralisaria o envio do insumo, em razão do fechamento da fronteira por parte da Lituânia, como sanção ao apoio à Rússia. 

A interrupção da importação coloca o governo de Jair Bolsonaro (PL) em uma saia justa. Os fertilizantes são o principal produto negociado entre Rússia e Brasil. Em 2021, eles corresponderam a 60% dos quase US$ 6 bilhões importados do país de Putin.

Antes do início do conflito, Bolsonaro visitou Putin buscando estreitar as relações comerciais entre os dois países e garantir a chegada dos insumos. A visita, no entanto, não resultou em avanços comerciais concretos. 

:: Comitiva de Bolsonaro na Rússia teve 32 militares e custo de até R$ 37 mil por pessoa ::

Tensão nuclear 

Tropas ucranianas e russas entraram em conflito na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. Autoridades ucranianas acusaram a Rússia de “terror nuclear” por tomar controle da instalação. A movimentação gerou troca de acusações entre embaixadores da Rússia e dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU). 

Pelo lado norte-americano, Linda Thomas-Greenfield classificou o incidente em Zaporizhzhia como "inconsequente e perigoso" e afirmou que uma “catástrofe nuclear” foi evitada. 

Representando a Rússia, Vassily Nebenzia disse que o país controla Zaporizhzhia desde 28 de fevereiro após uma "negociação com a administração da usina" e que a Ucrânia e seus "aliados ocidentais" tentam "fomentar uma histeria artificial".

:: No Conselho de Segurança, EUA apontam para uma quase "catástrofe nuclear"; Rússia nega ataque ::


Usina nuclear ucraniana está sob controle russo após ataque / Reprodução/YouTube/Autoridade Nuclear Ucraniana

Suposta fuga de Zelensky

Também houve “guerra” de narrativas nesta sexta-feira (4) em torno da suposta fuga do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para a Polônia. 

O deputado Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, a Câmara baixa do Legislativo russo, afirmou que Zelensky teria deixado a Ucrânia e fugido para o país vizinho. O político russo relatou ter ouvido de parlamentares ucranianos que o presidente ucraniano estava incomunicável. 

O parlamento da Ucrânia desmentiu a informação e declarou, por meio da conta oficial do Telegram, que Zelensky estava em Kiev. 

Um jornalista questionou o Mikhail Podolyak, conselheiro do chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, sobre o paradeiro de Zelensky. Podolyak disse que não divulgaria a localização do presidente por motivos de segurança. 

:: Guerra de versões: Parlamento ucraniano nega fuga de Zelensky para a Polônia ::


Captura de vídeo feita e divulgada pelo serviço de imprensa da Presidência da Ucrânia em 4 de março de 2022 mostra o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fazendo um discurso em Kiev. / Presidência da Ucrânia / AFP

Entenda o conflito

Desde o final de 2021, tropas russas passaram a se concentrar nas proximidades da Ucrânia, e o Ocidente enviou armas para os ucranianos. 

O conflito tem como pano de fundo o mercado de energia na Europa e os limites da expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar composta por membros alinhados aos Estados Unidos, em direção à fronteira russa. 

Outro elemento central é o fracasso dos Acordos de Minsk, assinados em 2014 e 2015 como uma tentativa de construir um cessar-fogo para a guerra civil na Ucrânia. A ferramenta diplomática previa condições de autonomia para áreas separatistas de Donetsk e Lugansk e a retirada de armas da região em que tropas ucranianas enfrentavam os rebeldes. 

:: Rússia sofre sanções sem precedentes no século 21; por que as guerras dos EUA foram toleradas? ::

O governo de Kiev se recusava a cumprir a parte política prevista pelos acordos, já que isso poderia causar uma fratura em sua soberania.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro sob a justificativa de “desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho. Desde então, União Europeia e Estados Unidos anunciaram sanções como resposta e também fornecem armas aos ucranianos.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho