Fique ligado

BdF estreia Caminhos Para o Mundo, com Nora Cortiñas, das Mães da Praça de Maio, nesta terça

Programa será exibido nos canais do Youtube do Brasil de Fato e da TVT e no canal televisivo da TVT, às 20h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nora Cortiñas, co-fundadora das Mães da Praça de Maio, carrega no pulso um lenço verde, símbolo da luta pelo aborto legal - AFP

O Brasil de Fato estreia, nesta terça-feira (8), às 20h, o programa Caminhos Para o Mundo, em parceria com a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), nos canais do Youtube do Brasil de Fato e da TVT e no canal televisivo da TVT. No primeiro episódio, o programa receberá Nora Cortiñas, uma das fundadoras do movimento das Mães da Praça de Maio, da Argentina, referência mundial na defesa dos direitos humanos. 

“A gente achou super relevante, no primeiro episódio, trazer a Nora, que é um símbolo, uma ativista importante no movimento na Argentina. Que a gente possa abrir as conversas a partir desse ponto de vista dela, que ela possa trazer as questões que concerne muito à Argentina, mas que também dialogam com o com o continente como um todo”, diz Arturo Hartmann, coordenador de Internacional do Brasil de Fato

:: Morre Mercedes de Meroño, vice-presidenta da Associação Mães da Praça de Maio ::

Assista:

De acordo com Arturo, o programa “vai permitir trazer discussões e vozes de movimentos populares para aprofundar questões específicas. A gente vai discutir movimentos anticoloniais, anti-imperialistas, os problemas de racismo, a luta de gênero e diferentes problemas no mundo. Vamos trazer para o público brasileiro as alternativas que estão sendo tentadas, os desafios, os sucessos e as dificuldades”. 

Segundo Nina Fideles, diretora de Jornalismo do Brasil de Fato, o Caminhos Para o Mundo faz parte do projeto do veículo de compreender a produção jornalística a partir de um entendimento global das lutas populares, “de que é necessário olhar o todo do globo para compreender a atuação dos movimentos populares, da classe trabalhadora e mesmo das grandes corporações, do agronegócio, das grandes empresas, do capital”. 

:: BdF lança curta-documentário sobre comunidade cultural de Caracas ::


O Caminhos Para o Mundo tem uma duração de 30 minutos e vai ao ar quinzenalmente / Brasil de Fato

“Agora a gente consolida um programa denso de análises de conjuntura, convidando pessoas que possam compartilhar com a gente todo o conhecimento acumulado na academia ou na luta, para fazer com que esse debate seja levado para o todo da população de um modo mais acessível”, explica Fideles.  

Nas palavras da diretora de jornalismo do BdF, a cobertura internacional dos veículos da mídia comercial esbarra muitas vezes em complexidades que não são compreendidas à luz da realidade brasileira. Nesse sentido, o Brasil de Fato tem a função de ser “portador e mediador desse conhecimento para que a gente consiga enxergar a classe trabalhadora como uma só, não separada por fronteiras territoriais”, explica Nina. 

O Caminhos Para o Mundo tem uma duração de 30 minutos e vai ao ar quinzenalmente, sempre às 20h, nos canais do Youtube do Brasil de Fato e da TVT e no canal televisivo da TVT. No próximo programa, que será exibido em 22 de março, o BdF entrevista Daniel Jadue, prefeito da comuna de Recoleta, uma das 32 que compõem a cidade de Santiago, capital do Chile. Jadue também é sociólogo e integrante do Partido Comunista chileno. 

Edição: Rebeca Cavalcante