Mulheres em rede

Restaurantes liderados por mulheres integram campanha de arrecadação para coletivos feministas

Ação do Fundo Brasil se baseia na doação da renda de parte do cardápio de grandes empreendimentos como Manioca e Casa 95

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os estabelecimentos vão doar parte da renda com a venda de pratos e sobremesas selecionados até o dia 31 de março - Giorgia Prates

Neste 8 de março, uma campanha com o objetivo de apoiar a luta pelos direitos das mulheres está sendo lançada pelo Fundo Brasil. A ação, batizada como “Você Precisa Saber: Direitos das Mulheres”, foi estruturada a partir da doação da renda de parte do cardápio de grandes restaurantes para coletivos que trabalham pela emancipação e garantia de direitos das mulheres.

Os restaurantes que ingressaram na campanha são o Manioca, da chef Helena Rizzo, a Casa 95, liderado por Ana Wilheim, o Ludus Luderia, de Lucy Raposo e a doceria Pati Piva, de Patrícia Piva de Albuquerque. Os estabelecimentos vão doar parte da renda com a venda de pratos e sobremesas selecionados até o dia 31 de março.

Leia também: Primavera feminista, Marcha das Mulheres Negras, #EleNão: quais os contextos do 8M em 2022?

Os negócios têm em comum o fato de serem empreendimentos liderados por mulheres. Da mesma forma, os projetos de promoção de direitos das mulheres apoiados são, necessariamente, criados e conduzidos por mulheres.

Um dos projetos que será contemplado com as doações é a Escola de Educadoras Feministas, iniciativa do Movimento de Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE), baseado no estado de Pernambuco. Os cursos promovidos pela escola discutem temas que vão da agroecologia à sexualidade, passando por debates sobre economia e violência contra a mulher. O objetivo é promover emancipação e facilitar a busca por direitos. 

Leia também: Participação feminina nas eleições presidenciais de 2022 deverá ser a menor em 20 anos

Além da parceria com empreendimentos culinários, ao longo dos meses de março, abril e maio, a campanha também divulgará materiais gráficos com informações e estatísticas sobre os variados tipos de violações de direitos que atingem as mulheres brasileiras. 

Desta forma, a organização espera incentivar a mobilização para apoiar grupos e coletivos de base que lutam diariamente pelos direitos das mulheres, compartilhando essas informações e também doando para garantir a continuidade do trabalho desses coletivos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse