Ouça e Assista

Tempero da Notícia: sanção ao petróleo russo amplia ainda mais alta dos combustíveis no Brasil

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Nesta semana, no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, o conflito Rússia x Ucrânia que, após as sanções, ganha contornos econômicos de impacto mundial.

Continua após publicidade

Seguindo os Estados Unidos, que impediram a importação de uma série de produtos de origem russa, os países europeus também mantém um cerco a Vladimir Putin, na tentativa de encerrar a guerra.

Continua após publicidade

::Sanções sufocam Rússia e selam rompimento com Ocidente::

A última e mais contundente sanção é ao petróleo produzido na Rússia. A medida fez com que os EUA mudassem uma série de parâmetros internos e reestabelecessem conversas diplomáticas com a Venezuela, mudando inclusive a denominações ao citar o governo venezuelano, passando de "regime" a apenas, Venezuela.

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Inflação

No Brasil, a alta dos combustíveis leva o país a mais um longo período de inflação nas alturas. Com as políticas da Petrobras, que atrelam o valor da commoditie ao dólar, os acionistas se beneficiam dos lucros da empresa. E quem sofre mesmo são os consumidores, que virão os preços da gasolina saltarem 18,76% e do diesel, 24,93%.  

Eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança das pesquisas eleitorais. O levantamento divulgado pelo Ipespe nesta sexta (11), aponta Lula com 43% e o presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a 28%, com uma oscilação positiva de 3 pontos percentuais para cima.

Já a federação partidária encampada pelo Partido dos Trabalhadores, finalmente se consolida, mas sem a presença do PSB. PV e PCdoB integrarão a frente progressista ao lado do PT, enquanto PSB seguirá independente os próximos quatro anos legislativos.

Panela de Pressão

Nesta semana, o MBL (Movimento Brasil Livre) é quem vai pra Panela. O vexame protagonizado pelo deputado estadual, Arthur do Val, o Mamãe Falei, que fez uma série de comentários machistas sobre as mulheres que sofrem pela guerra na Ucrânia, foi excluído do Podemos, partido que o abrigava e também foi afastado do próprio MBL. A tendência é que seja cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

O MBL nasce, em suma, calcado em críticas infundadas e machistas contra a presidenta Dilma Rousseff. O grupo é um dos artífices do golpe contra a presidenta e se tornou um espaço conservador que elegeu diversos candidatos em 2018. 

Ato pela Terra

O Cafezinho desta semana vai para Caetano Veloso. O cantor conseguiu, junto a outros artistas, mobilizar um grande ato em Brasília, em repúdio ao "Pacote da Destruição", uma série de projetos de danosos ao meio ambiente, entre eles o projeto de licenciamento ambiental, o que libera ainda mais o de uso de agrotóxicos e PL que regulamenta a mineração em reservas indígenas.

::Deputado que pediu urgência a PL pró-mineração tem crédito de R$ 80 mil com chefe de mineradora::

Ao final do ato, Caetano ainda cantou para o público e deu uma palhinha de seu sucesso "Terra" na entrega dos documentos ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Onde assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h00, no YouTube do Brasil de Fato e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Douglas Matos