SUPOSTA FRAUDE

Registro Civil da Colômbia pede recontagem dos votos das eleições legislativas

Com denúncias de fraude e diferença de 7% entre a pré-contagem e resultados finais, processo está sob análise

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Após uma série de denúncias de fraude, autoridades colombianas decidem ordenar recontagem dos votos das eleições legislativas - Registro Civil Colômbia

Nesta segunda-feira (21), o diretor do Registro Civil Nacional da Colômbia solicitou ao Conselho Nacional Eleitoral que seja feita uma recontagem dos votos das eleições legislativas, realizadas no dia 13 de março. A decisão busca garantir a "transparência do processo eleitoral" e veio logo após uma série de denúncias de irregularidades. 

"Não houve votos perdidos. Em muitos casos houve erros humanos na contagem dos formulários E-14 e na transmissão da informação", afirmou o diretor do Registro Civil Nacional, Alexander Vega Rocha.

Houve uma diferença de 7% nos votos entre a pré-contagem e o resultado oficial final.

No domingo (13), foram eleitos 172 deputados e 107 senadores para o período legislativo 2022 - 2026. Nos primeiros resultados divulgados, a grande vitoriosa foi a coalizão de esquerda Pacto Histórico, que obteve 16 senadores e 25 deputados. Pela direita, o partido Conservador elegeu 16 senadores, o partido Liberal 15, o governante Centro Democrático 14, a mesma quantidade de senadores eleitos pela Coalizão Centro Esperança. As menores bancadas foram do partido Mudança Radical, com 11 senadores, União pela Gente, com dez legisladores, e o Colômbia Justa, com quatro senadores.

Já para a Câmara, a divisão foi maior com deputados eleitos em mais de 15 chapas distintas. A maior bancada seria do partido Liberal, com 32 deputados, seguida do Pacto Histórico e do partido Conservador, ambas com 25 deputados cada. Já o partido do presidente, Iván Duque, Centro Democrático, teve eleitos 16 congressistas. 

Segundo o diretor do Registro Civil, o processo está suspenso, ou seja, ninguém irá ganhar ou perder qualquer cadeira no Legislativo até que terminem a recontagem.

Apesar das inconsistências no resultado, as autoridades colombianas afirmam que não deve se gerar dúvidas sobre a capacidade do poder eleitoral de realizar as eleições presidenciais no dia 29 de maio.

Edição: Arturo Hartmann