Machismo

O que é gaslighting: você não está ficando maluca, nem é coisa da sua cabeça

O tema apareceu nas redes depois que Arthur Aguiar, do BBB22, foi acusado de manipular mulheres participantes do reality

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O termo "gaslighting" surgiu do filme "Gas Light" ("À Meia Luz", 1944), em que um homem tenta manipular a esposa e todos a sua volta para que acreditassem que ela seria "louca" - Reprodução

Já ouviu falar em "gaslighting"? O termo é usado para designar uma forma de abuso psicológico em que informações são manipuladas até que a vítima não consiga mais acreditar na própria percepção da realidade. 

Continua após publicidade

O tema apareceu com força nas redes, nos últimos dias, depois que o cantor Arthur Aguiar, participante do reality show Big Brother Brasil 2022, programa veiculado pela TV Globo, foi acusado de manipulação nas interações com mulheres participantes do reality. 

Análise da semana: Já não se discute se haverá golpe, e sim “como será o golpe” no Brasil


Arthur Aguiar durante participação no BBB 2022 / Reprodução Instagram

O termo "gaslighting" surgiu do filme "Gas Light" ("À Meia Luz", 1944), em que um homem tenta manipular a esposa e todos à sua volta para que acreditassem que ela seria "louca".

:: Nas ruas de São Paulo, 88% das mulheres relatam aumento do assédio e da violência ::

No filme, as luzes da casa dos personagens, geradas à gás ("gas light"), piscavam de tempos em tempos. O homem tentava convencer a mulher de que isso não acontecia e era tudo da "cabeça" dela. 

Manipulação

Nas redes, perfis de apoio a mulheres explicam como é o comportamento de quem faz "gaslighting".

Em português, o comportamento pode ser chamado simplesmente de "manipulação". Quem pratica o abuso frequentemente diz "Você está louca!", "Você está inventando isso", "Não aconteceu isso" ou "É coisa da sua cabeça". 

"Gaslighting", portanto, é o abuso psicológico em que informações são manipuladas, distorcidas ou omitidas. É comum que homens façam isso a ponto de levar mulheres a duvidarem de si mesmas, de suas capacidades e até da própria sanidade. 

Edição: Rebeca Cavalcante