Pernambuco

eleições 2022

Danilo Cabral larga com mais apoios entre as 15 maiores prefeituras de Pernambuco

Candidato do PSB tem apoio de seis e pode chegar a 9 das 15 maiores prefeituras; transferência de votos não é imediata

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em ato público, Danilo Cabral recebeu apoio do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) - Thomas Ravelly/reprodução

Nas disputas pelo Governo do Estado, o apoio de candidatos a presidente da República costuma ser relevante. Mas os prefeitos também são alguns dos principais cabos eleitorais dos candidatos a governador. Os gestores municipais colocam suas lideranças locais na rua em campanha por seus candidatos – há quem diga até que o município está “fechado” exclusivamente para o candidato. A conversão de votos é mais forte em municípios menores, mas o apoio dos prefeitos de grandes centros traz mais projeção.

Entre os 15 maiores municípios de Pernambuco, o deputado federal e pré-candidato governista Danilo Cabral (PSB) conta com mais apoios que seus adversários. Enquanto o socialista conta com 6 prefeituras, seus adversários contam com uma ou duas entre as 15. Cabral conta com o apoio dos prefeitos do Recife, João Campos (PSB); de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Rep); de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB); de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB); de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB).


Cabral também recebeu apoio dos prefeitos Wellington Maciel (MDB, de Arcoverde) e Márcia Conrado (PT, de Serra Talhada) - esta última chegou a ser cotada no palanque de Marília Arraes (SD) / Marcus Mendes/Reprodução

Uma recente sinalização foi a do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), o que está sendo considerado uma traição de Keko a seu colega de partido Anderson Ferreira (PL). O prefeito do Cabo foi eleito em 2020 com apoio de Ferreira, então prefeito de Jaboatão e agora pré-candidato ao governo. Os seis municípios somam 2 milhões 340 mil habitantes. O Cabo de Santo Agostinho é o 7º maior município de Pernambuco, com cerca de 210 mil habitantes. É também onde fica a maior parte do Complexo Portuário de Suape e, portanto, tem boa arrecadação de impostos.

O prefeito Keko do Armazém tem relação próxima com o deputado federal Felipe Carreras (PSB) e seu vice-prefeito Arimatéia se filiou recentemente ao PT. O PSB sozinho tem 53 prefeituras no estado e governa, através de prefeituras, para 3 milhões 165 mil pernambucanos.


Anderson Ferreira (PL), à direita, por enquanto não conseguiu apoio das grandes prefeituras, apesar do apoio presidencial / Reprodução

Já Anderson Ferreira (PL), que pode chegar ao 2º turno pelo o apoio de Bolsonaro, por enquanto só tem o apoio de um entre os 15 maiores municípios do estado. E esse único apoio não é qualquer novidade, visto que vem justamente do prefeito de Jaboatão, Luiz Medeiros (PL), que até poucas semanas atrás era vice-prefeito do próprio Anderson no município em questão. Mas a cidade é a 2ª maior do estado, com 700 mil habitantes. O PL tem 10 prefeituras no estado e governa para 1 milhão 160 mil pernambucanos, sendo os dois maiores municípios Jaboatão e Cabo.


Elcione Ramos (de blazer), prefeita de Igarassu, está fechada com Raquel Lyra (PSDB) / Reprodução

A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), recém-licenciada do cargo municipal, tem o apoio da prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PTB); além é claro de Rodrigo Pinheiro, antes vice de Raquel e agora prefeito de Caruaru. As cidades somam 480 mil habitantes. O PSDB tem apenas 5 prefeituras no estado e governa diretamente para 490 mil pernambucanos, dos quais 73% estão em Caruaru.

Miguel Coelho (União Brasil) é mais um que deixou o cargo de prefeito para a disputa do governo estadual. Ele deixou seu vice Simão Durando no comando de Petrolina, garantindo o apoio do município a sua candidatura. Coelho também conquistou um apoio na região metropolitana. Trata-se da prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), cujo filho e deputado Romero Sales Filho ingressou no União Brasil. Os dois municípios somam 450 mil habitantes.


Célia Sales (de verde), prefeita do Ipojuca, está apoiando a postulação de Miguel Coelho (no canto esquerdo) / Reprodução

Mas em municípios menores, especialmente no sertão do estado, Miguel (UB) deve se beneficiar da atuação de seu pai e senador Fernando Bezerra Coelho, que foi líder do governo Bolsonaro no Senado e conseguiu muitos recursos federais para as prefeituras. Além de que seu novo partido, União Brasil, nasceu da fusão entre DEM (com 9 prefeituras, governando para 275 mil pessoas), PSL (5 prefeituras, 330 mil pessoas). Mas Miguel também pode ter apoio de prefeitos do seu ex-partido, o MDB (13 prefeituras, governando para 1 milhão 320 mil habitantes). Se Coelho conseguir fechar o apoio de parte dessas 27 prefeituras, sua candidatura deve ganhar força.

A deputada Marília Arraes (ex-PT, agora no Solidariedade) conquistou o apoio do prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (MDB), inclusive filiando o vice-prefeito Jorge Carreiro ao SD para uma candidatura a deputado estadual. O município da região metropolitana tem 332 mil habitantes. O ato público para formalizar o apoio acontece nesta terça (12).

A ex-petista tinha expectativa de obter o apoio da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). Marília construiu relação próxima com a gestão municipal desde o mandato de Luciano Duque. Ele, inclusive, acaba de deixar o PT e se filiar ao SD, sigla pela qual será candidato a deputado estadual, apoiando Marília. Mas nesta segunda-feira (11) a prefeita Márcia Conrado mostrou que não está disposta a fazer este caminho: ela e o prefeito de Arcoverde almoçaram com Danilo Cabral (PSB), em declaração de apoio à chapa da Frente Popular.

O partido de Marília tem apenas duas prefeituras no estado: Nazaré da Mata (32 mil habitantes) e Olinda (400 mil). Mas o SD era, até poucas semanas atrás, uma sigla comandada por Augusto Coutinho. A passagem de bastão para Marília não garante, ao menos por enquanto, o apoio desses prefeitos à candidatura dela.

Entre os 15 maiores municípios de Pernambuco, três prefeitos ainda não se posicionaram publicamente: Lupércio Nascimento (SD, de Olinda), Fábio Aragão (PP, de Santa Cruz do Capibaribe) e Flávio Gadêlha (UB, de Abreu e Lima).

Os pré-candidatos João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB) não têm apoio público de nenhum prefeito.

Leia também: Frente Popular lança Danilo Cabral, faz afagos ao PT e clama por Lula

Em Pernambuco, direita ressurge com Miguel Coelho em novo “superpartido”

Em evento esvaziado, Marília Arraes se lança à governadora de Pernambuco pelo Solidariedade

Edição: Vanessa Gonzaga