TRANSPORTE COLETIVO

Projeto propõe passe livre para desempregados na capital paulista

Também nesta edição, OMS determina que a pandemia continua como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional

Ouça o áudio:

O texto do PL descreve que, caso a medida seja aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, as despesas decorrentes da execução da lei poderão ser subsidiadas a partir de recursos próprios - Rovena Rosa/Agência Brasil

Projeto de Lei apresentado pela vereadora Juliana Cardoso (PT), da capital paulista, propõe passe livre nos ônibus para desempregados há mais de 30 dias. Para acessar os ônibus de forma gratuita, os passageiros desempregados deverão apresentar a credencial passe livre junto à carteira de trabalho nas catracas. Segundo o PL 190/2022 benefício teria validade de três meses, prorrogável por mais três.

A vereadora Juliana Cardoso afirma que a proposta visa a tornar o transporte público a quem precisa circular pela cidade à procura de emprego. Isso porque a falta de condições de pagar a condução é uma das principais causas do desemprego por desalento.

 “A cidade é muito grande e, infelizmente, as pessoas não encontram empregos em suas regiões. A relação do trabalho passa por toda a cidade, fazendo os cidadãos se deslocarem de um lugar para o outro. Portanto, a gente precisa que esse projeto passe, ainda mais com a tarifa alta e que exige muito recurso para o trabalhador”, afirma a vereadora.

Gratuidade no transporte

O professor e presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, ressalta a relevância do projeto de passe livre aos paulistanos desempregados, bandeira também defendida pelo movimento sindical. Segundo dados das entidades, 46% dos desempregados se deslocam a pé para procurar trabalho.

“É um projeto importante que visa dar as condições de mobilidade para aqueles que estão desempregados na cidade à procura de trabalho. A CUT já defende, há bastante tempo, essa bandeira. Os desempregados precisam ter a garantia de deslocamento pela cidade, principalmente em busca de novas oportunidades.”

Confira as principais notícias desta quarta (13/04), no áudio acima.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual

Edição: Rede Brasil Atual