cultura

Programa Bem Viver repercute “Medida Provisória” grande estreia do cinema nacional

Longa retrata um distopia em um Brasil futuro, no qual os negros foram obrigados a voltar para África

Ouça o áudio:

CineBancários reabre nesta quinta-feira (14) com Medida Provisória, de Lázaro Ramos - Reprodução
Direção do filme é de Lázaro Ramos e teem Aldri Anunciação e Taís Araújo no elenco

Grande produção no cinema nacional, o longa Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos, estreou hoje (14) em pelo menos 150 cinemas de todas as regiões do país, trazendo ao público uma distopia: em um Brasil do futuro, o governo impõe uma medida provisória obrigando toda a população negra a voltar à África.

A proposta é defendida por autoridades como algo positivo, como um reencontro com a ancestralidade. Mas, não são essas as reais intenções do ato. Quem comenta as metáforas presentes no filme é o escritor, dramaturgo e ator Aldri Anunciação, que compõe o elenco e participa de uma entrevista especial na edição de hoje (14) do Programa Bem Viver.

Aldri Anunciação tem papel de destaque na produção. Além disso, há 10 anos ele lançou o livro “Namíbia, Não”, que foi uma das principais inspirações para o filme. Na conversa, ele fala sobre sua história pessoal e conta sobre sua infância em Salvador, quando foi vizinho de Jorge Amado. Foi o escritor e seu livro “Capitães de Areia” que colocaram Aldri no mundo da arte.

Gás a preço justo

Hoje, em diversas cidades do país, a Federação Única dos Petroleiros vende botijões de gás a 50% do valor de mercado. A ação é um protesto contra a política de preços da Petrobras.

Ao todo, são quase mil botijões a venda por aproximadamente R$ 70. Há meses o valor desse item essencial foi reajustado e ultrapassa os R$ 100.

Ana Primavesi

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está finalizando o processo para disponibilizar ao público o acervo da pesquisadora Ana Prvamesi, patrona da agroecologia no Brasil e no mundo.

Enquanto isso, a universidade montou uma mostra para em homenagem à pesquisadora: a exposição “Ana Maria Primavesi: sementes e frutos da agroecologia”. Ela pode ser vista até o dia 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Cidade Universitária, em Campinas.

Em agosto do ano passado, a Unicamp anunciou que receberia o acervo de Ana Primavesi, que é autora de doze livros e diversos escritos. Ela morreu aos 99 anos em 2020 e a família decidiu doar todo o material produzido por ela para a Biblioteca de Obras Raras da Unicamp.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes