Em defesa da terra

Documento final do Acampamento Terra Livre 2022 traz propostas e demandas dos povos indígenas

Demarcação de terras, interrupção da agenda anti-indígena e políticas de preservação ambiental estão entre os temas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Documento aprovado ao final da programação traz demandas dos povos indígenas do país - Sergio Lima/AFP

Os 305 povos indígenas existentes atualmente no Brasil querem ser protagonistas de seus planos de vida, da autonomia em seus territórios e também terem garantido o direito de participação na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas públicas que lhes dizem respeito. As demandas estão documento final aprovado pelos participantes da edição 2022 do Acampamento Terra Livre (ATL).

Continua após publicidade

Maior mobilização indígena do país, o evento teve neste ano a maior edição em 18 anos de história. Foram cerca de oito mil indígenas de 200 povos, que se reuniram em Brasília entre os dias 4 e 14 de abril. A programação envolveu assembleias, rodas de conversa e protestos nas proximidades do Congresso Nacional.

O documento final foi divulgado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e traz propostas para “reconstruir” o país. No texto, o movimento indígena descreve que, como nos tempos da invasão colonial, atualmente há “um declarado plano de morte, etnocídio, ecocídio e genocídio nunca visto nos últimos 34 anos de democracia” no Brasil.  

“Bolsonaro, desde sua campanha eleitoral e já no primeiro dia de seu mandato, proferiu discursos racistas e de ódio contra os povos indígenas, elegendo-nos como inimigos preferenciais”, aponta o texto.  

Os ataques protagonizados ou estimulados pelo governo federal incluem, na visão dos participantes do ATL, a defesa da “integração” dos povos indígenas “à chamada sociedade civilizada” e a uma “propagandeada cultura nacional”, visando dissolver diversas identidades socioculturais. “O atual presidente trabalha ainda para legalizar a atuação das organizações criminosas que agem nos territórios: garimpeiros, madeireiras, pecuaristas, milicianos e grileiros”. 

:: Milhares de indígenas protestam em Brasília contra mineração em terras tradicionais ::

Entre as iniciativas legislativas que tem o intuito de materializar o que os indígenas chamam de “projeto de morte” estão os Projetos de Lei (PL) 490/2007 (do marco temporal), 191/2020 (autoriza mineração em terras indígenas), 6299/2002 (flexibiliza o uso de agrotóxicos), 2159/2021 (afrouxa necessidade de licenciamento ambiental) e os de número 2633/2020 e 510/2021, que permitem a grilagem de terras públicas.  

A luta é por toda a humanidade 

Ressaltando a importância de “interromper esses processos de destruição e morte”, os indígenas alertam que a luta do movimento é em defesa de seus povos, mas não só: a existência da própria humanidade depende disso. Em plenária final do Acampamento Terra Livre foram aprovadas propostas divididas em cinco eixos, com o objetivo de apresentar publicamente uma “plataforma indígena de reconstrução do Brasil”. 

Para viabilizar “Demarcação e proteção aos territórios indígenas já”, as propostas incluem a elaboração de um plano factível para a imediata desintrusão das terras dos povos originários e a constituição de uma “força tarefa interministerial para criar planos permanentes de proteção” a esses territórios. Além disso, é demandado o fortalecimento da política especial de proteção e não contato aos povos indígenas isolados e de recente contato.

A retomada dos espaços de participação e controle social é o segundo eixo, em que se reafirma a necessidade de que, em conformidade com o artigo 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os indígenas sejam consultados a respeito de medidas que impactem seus territórios e direitos.

:: “Apesar da política de extermínio, continuamos existindo e resistindo”, diz Fernanda Kaingang ::

Além disso, os indígenas salientam a importância da reativação de dispositivos de participação nos quais seus povos antes tinham representação, tais como o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), o Conselho de Segurança Alimentar (Consea) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).  

“Reconstrução” de políticas e instituições indigenistas também formam um eixo, com destaque para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O quarto eixo busca a interrupção da “agenda anti-indígena no Congresso Federal”. 

A defesa do meio ambiente constitui o eixo cinco, que tem o maior número de propostas. Entre elas estão: o estabelecimento de mecanismos de rastreabilidade de produtos para garantir que não venham de territórios em conflito envolvendo povos indígenas; a retomada dos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris; a reestruturação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o reconhecimento da contribuição dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na preservação da biodiversidade brasileira, incentivando as suas práticas. 

“Se preciso for”, avisam os diferentes povos do movimento indígena, “daremos a nossa vida para defender o que conquistamos e preservamos até hoje, após muitas perdas e muito sangue dos que nos antecederam nestas lutas”.  

Edição: Felipe Mendes