Violência política

Oposição protocola requerimento contra deputado que ameaçou Lula na Assembleia do Paraná

Caso é mais um que aponta para aumento da violência política em ano de disputa eleitoral

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Deputado Coronel Lee (DC) fez fala na Alep com ameaças contra o ex-presidente Lula e o MST - Foto: Reprodução redes sociais

Deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) protocolaram na quarta-feira, 13, requerimento pedindo providências quanto às injúrias e ameaças de morte proferidas pelo deputado Coronel Lee (DC) contra o ex-presidente Lula, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e militantes de partidos de esquerda, proferidos no dia 6 de abril em sessão do Poder Legislativo.

No pedido, a bancada argumenta que as afirmações “excederam as prerrogativas e imunidade parlamentar” e configuram quebra de decoro, uma vez que afrontam o artigo 59 da Constituição Estadual e artigo 271 do Regimento Interno da Assembleia.

:: Projeto do “escola sem partido” tem audiência na Assembleia do Paraná ::

Na ocasião, o deputado afirmou: “a última vez que esse bando do MST e da esquerda vieram nos visitar, queriam conversar com a gente, foram parar no inferno, então Lula, mande a sua turma toda falar com a gente de novo, e vocês vão visitar seus amigos que estão lá.”

Para o presidente estadual do PT e líder da oposição na Assembleia, Arilson Chiorato, o episódio revela uma radicalização do discurso e ameaça à democracia.

“Toda fala que tenha conteúdos agressivos e violentos, independente de eleições polarizadas, causa impacto e precisa ser punida. Não podemos deixar a barbárie tomar conta da disputa política. A democracia exige respeito e tratamento diferenciado. A fala do Coronel desperta ódio e violência. E um ambiente polarizado entre Lula e Bolsonaro incita posturas mais violentas”, reflete Chiorato.

Em nota divulgada após o discurso, a bancada manifestou preocupação com a escalada da violência política de parlamentares bolsonaristas, especialmente em ano eleitoral, uma vez que Lula aparece como líder nas pesquisas à Presidência.

Leia também: Pesquisa Ipespe mostra Lula na liderança e com chances de vitória no primeiro turno

“O ódio não pode ser ferramenta de disputa política, nem o discurso violento como retórica”, afirmaram. O requerimento à mesa diretora da Assembleia foi assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT), Requião Filho (PT) e Tadeu Veneri (PT).

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado Coronel Lee, mas, até o fechamento desta matéria, não recebeu qualquer manifestação da equipe do parlamentar.

Mais casos de ameaças

Outros casos envolvendo parlamentares bolsonaristas se somam ao do Coronel Lee. Em março, ao reagir a uma declaração do ex-presidente Lula que pedia a sindicalistas que fossem à casa de parlamentares para conversarem com familiares, o deputado federal Junio Amaral (PL-MG) gravou vídeo usando uma pistola e fazendo ameaças.

Leia mais: Deputados bolsonaristas ameaçam Lula com armas de fogo após caírem em fake news

 “Vou esperar vocês lá, sua turma, você, vai conversar com minha esposa, minha filha, vocês serão muito bem-vindos”, disse. O deputado mineiro foi alvo do inquérito das fake news, do Supremo Tribunal Federal.

Outro que resolveu utilizar o mesmo método de ameaça foi o deputado Coronel Telhada (PP-SP). Reagindo à mesma fala de Lula, Telhada fez vídeo ameaçando o petista com uma arma presa em sua cintura. “Ô Lula, vai lá em casa. Incomodar a minha mulher, meus filhos, meus netos. Tô te esperando lá. Pode vir quente que a gente tá fervendo”, ameaçou. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini