contatos imediatos

Pastores do gabinete paralelo visitaram 127 vezes o MEC e o FNDE na gestão Bolsonaro

Arilton Moura foi mais assíduo e frequentou a pasta 90 vezes enquanto ex-ministro Milton Ribeiro esteve no cargo

|
O presidente Jair Bolsonaro em reunião com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura - Carolina Antunes/Presidência

Os pastores evangélicos Arilton Moura e Gilmar Santos visitaram o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nada menos do que 127 vezes durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Arilton foi mais assíduo e frequentou a pasta 90 vezes, média de uma por semana, durante todo o período em que o ex-ministro Milton Ribeiro, que também é pastor, esteve no MEC.

Já o pastor Gilmar, que é chefe de Arilton, esteve 13 vezes no ministério. Os lobistas também estiveram 35 vezes no Palácio Planalto desde 2019. As informações constam em reportagem de Mateus Vargas e Paulo Saldaña, na Folha de S.Paulo, e foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O FNDE também foi bem visitado pelos pastores lobistas. Arilton foi 21 vezes e Gilmar, três. O Fundo é ligado ao Ministério e cuida justamente das transferências de recursos federais da educação para prefeituras.

Durante o mês de março, vazou um áudio no qual o então ministro da Educação declarou que o governo priorizava, quando o tema era liberação de verbas, prefeituras com pedidos negociados por dois pastores sem cargo no governo. O escândalo, chamado “Bolsolão do MEC”, obrigou Milton Ribeiro a pedir demissão

A agenda oficial do ministério registrou apenas 34 encontros de ao menos um dos pastores com autoridades da pasta, de setembro de 2020 a 16 de fevereiro de 2022.

Conforme dados do próprio MEC, 42 visitas de Arilton foram marcadas de forma genérica para “outro destino”, e 38 para o gabinete do ministro.

O pastor também teria ido oito vezes à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Visitou a Secretaria-Executiva em uma oportunidade e a Assessoria de Comunicação Social em outra.

Não por coincidência, o secretário-executivo do MEC, no período dessas visitas, era o atual ministro da Educação, Victor Godoy Veiga.

O pastor Gilmar esteve 11 vezes no gabinete do ministro. Visitou uma vez “outro destino" e em mais uma ocasião esteve na Assessoria de Comunicação Social.

A primeira visita de Arilton ao MEC aconteceu em agosto de 2019, já a última foi no dia 4 de março de 2022. Ele entrou 47 vezes pela entrada privativa do prédio do Ministério.

Segundo informações repassadas pela Educação, Gilmar fez sua visita inaugural à pasta em dezembro de 2020. A última teria ocorrido em dezembro do ano seguinte.

O governo Bolsonaro, certamente preocupado com a divulgação de detalhes dessas visitas, colocou sob sigilo informações sobre reuniões e visitas ao Palácio do Planalto realizadas pelos pastores.

Porém, no dia 14 de abril, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) recuou e afirmou que a dupla de pastores lobistas esteve 45 vezes no Palácio do Planalto desde o começo do governo.