AQUI NÂO

Na cidade natal de Lula em Pernambuco, vereadores não aprovam homenagem da Câmara a Bolsonaro

Votação foi esta semana na Câmara Municipal de Garanhuns (PE); placar foi de 12 votos contrários e apenas 2 a favor

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Câmara de vereadores de Garanhuns tem 17 membros, mas só 2 aprovaram homenagem a Bolsonaro - Câmara de Garanhuns/reprodução

Em Garanhuns, município de 140 mil habitantes na região Agreste de Pernambuco, o vereador bolsonarista Thiago Paes (eleito pelo DEM, atual União Brasil) propôs conceder a medalha de mérito político da casa em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em votação nesta quarta-feira (27), a homenagem foi recusada pelos vereadores. Entre os 17 parlamentares, 12 votaram contra, apenas 2 foram favoráveis e houve 3 abstenções. Garanhuns é a cidade natal do ex-presidente Lula (PT), principal opositor de Bolsonaro na eleição deste ano.

Os dois votos favoráveis a Bolsonaro vieram dos vereadores Gersinho Filho e do próprio propositor Thiago Paes, ambos filiados ao União Brasil e pré-candidatos à Câmara Federal.

No discurso a favor da homenagem, Paes chamou petistas de “vagabundos”, “ladrões” e atribuiu ao governo Bolsonaro a obra da Transposição do Rio São Francisco. Em 2019, quando Bolsonaro assumiu o Governo Federal, a referida obra já estava perto de 90% concluída.

:: Bolsonaro não levou água ao Nordeste: transposição do São Francisco estava 90% feita em 2018 ::

Entre os supostos motivos para a homenagem ao presidente da República, o vereador também mencionou o Auxílio Emergencial, o Auxílio Brasil e o Vale-Gás – este último criado através de um projeto de lei de autoria deputados do PT, inclusive o pernambucano Carlos Veras.

Em seu discurso, o vereador bolsonarista também afirma que sob o governo Bolsonaro o Brasil está com a menor taxa de juros da história, informação que não se sustenta em nenhum dado real.

Leia aqui: Juros têm a nona alta seguida, com inflação subindo e país sem crescimento

Votaram contra a homenagem Johnny Albino (PSB), Damásio Cardoso (PSB), Luizinho Roldão (PSB), Bruno dos Santos (sem partido), Nelma Carvalho (PTB), Luzia da Saúde (PTB), Juca Viana (PTB), Alcindo Correia (PTB), Professor Márcio (PTB), Bruno Taveira (CD), Erivan Pita (PSD) e o mandato coletivo Fany das Manas (PT).

Esta última é o único mandato petista na cidade natal do ex-presidente Lula. A co-vereadora Fany Bernal discursou contra a homenagem proposta. “Esse cidadão conseguiu chegar à Presidência da República através do discurso de ódio e das fake news. Ele não merece do povo de Garanhuns essa medalha. Ele não tem mérito político algum”, criticou.

Leia também: Mandato coletivo e feminista promete buscar os problemas nas periferias de Garanhuns

A honraria concedida pela Câmara Municipal de Garanhuns leva o nome do ex-vereador Osvaldo Ferreira da Silva. As filhas de Osvaldo, inclusive, entraram em contato com a vereadora do PT para repudiar que uma honraria levando o nome do seu pai fosse entregue a Bolsonaro.

As três abstenções foram dos vereadores Matheus Martins (PSD), Magda Alves (PP) e Darliane (CD).

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga