ASSISTA

Bem Viver na TV: Campanha Cuidar é Resistir mostra a força das comunidades tradicionais

Uma produção do Brasil de Fato dedicada a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Coordenada pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Campanha Cuidar É Resistir apoia comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas do litoral sul do Rio de Janeiro e norte de São Paulo. - FCT

O agravamento da crise sanitária, social e econômica nos últimos dois anos colocaram necessidades elementares como comida, água e gás cada vez mais distante para parte da população. 

Só durante a pandemia, entre abril de 2020 e outubro de 2021, os preços de 40 produtos básicos como água, farinha, carne, açúcar, óleo, arroz, tiveram, em média, crescimento 29,44% acima da inflação, de acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Nesse período, a inflação acumulou alta de 12,53%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja também: Bem Viver na TV destaca a luta por Reforma Agrária Popular; assista

Nas comunidades tradicionais mais do que o impacto no consumo também na produção e economia, visto que o necessário isolamento social também impossibilitou as atividades básicas de subsistência para essa população, tais como turismo comunitário, venda da pesca, produção agrícola, etc.

Na contramão do negligenciamento do poder público, caiçaras, quilombolas, indígenas e agricultores familiares do litoral Sul do Rio de Janeiro e Norte de São Paulo criaram a sua própria rede de proteção. Coordenada pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Campanha Cuidar É Resistir apoia comunidades de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

Nesta edição do programa Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, o Momento Agroecológico mostra a força desta experiência que une solidariedade e economia solidária através da doação de alimentos produzidos pelas próprias comunidades.

“A gente não resumiu a só fazer as doações das cestas. A gente também arrecadou, participando de editais, dinheiro para conseguir comprar produtos das roças tradicionais aqui da região. E a gente acabou fortalecendo a economia solidária", afirma Santiago Bernardes, caiçara e membro do FCT.

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

E tem mais...

No mês que se celebra o Dia das Mães, uma Dica de Saúde dos cuidados no puerpério, período pós parto muito delicado para a mulher.

Já no Alimento é Saúde, a Escola de Gastronomia Social do Ceará traz a cultura alimentar regional como a base pedagógica. A instituição oferece cursos gratuitos que estimulam o protagonismo cultural e social de jovens e adultos. 

Para o quadro de entrevista, convidamos os fundadores da Associação Adotiva Brasil, um movimento por direitos de pessoas adotadas. 

“Estamos organizados em frentes de trabalho, com uma gestão horizontal e descentralizada. Queremos, com nossas histórias, influenciar a criação de novas políticas públicas e programas de promoção de cidadania para pessoas adotadas. Queremos falar, por exemplo, sobre adoção tardia e projetos sociais para essas famílias”, disse uma das criadoras da associação Fernanda Tuna.

No Mosaico Cultural, você vai conhecer as mestras do coco que lutam pela preservação da cultura popular no nordeste do país.

Comida de Verdade

No Comida de Verdade, a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, traz uma sobremesa fácil e deliciosa: as maçãs assadas com castanhas, manteiga e mascavo. Confira o passo a passo:

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
4 maças
1 xicara de castanhas variadas picadas – estou usando noz pecan que trouxe do armazém do campo
2 colheres (sopa) de uva passa 
4 colheres (sobremesa) de açúcar mascavo
4 colheres (sobremesa) manteiga
1 pitada de canela em pó
Hortelã pra enfeitar

Sorvete ou creme azedo pra acompanhar

Modo de preparo:
Lave bem as maças, aí abra cada uma delas pelo topo com uma faca, fazendo um copinho. Use uma colher pra tirar o restante do miolo com cuidado pra não romper o fruto. Separe os copinhos.

Corte em cubinhos o miolo que retirou da maça sem semente.

Misture o miolo da maçã com castanhas picadas, uva passa e polvilhe com metade do açúcar e a canela em pó.

Recheie as maças com a misturinha de castanhas e no topo coloque uma colher de manteiga e finalize com o restante do açúcar polvilhado sobre cada uma das maças.

Leve ao forno pré-aquecido na potencia alta por cerca de 10/15 minutos, até a maça ficar macia.

Passe para pratinhos e sirva acompanhada de sorvete ou creme azedo.

Confira outras dicas no programa.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Rodrigo Durão Coelho