Minas Gerais

18 DE MAIO

Em BH, cortejo da luta antimanicomial reforça crítica à nova gestão municipal da Saúde

Após dois anos suspensa, por causa da pandemia, escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan desfila nas ruas da cidade

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Após o protesto em frente ao CRM, o cortejo seguirá pela Avenida Afonso Pena até a porta da Prefeitura de Belo Horizonte - Foto: Mídia Ninja

Com o tema “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, poesia”, usuários, trabalhadores e militantes da saúde mental de Belo Horizonte saem às ruas na quarta (18) para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Neste ano, o ato, que acontece na capital mineira desde 1988, será celebrado com um cortejo que percorrerá o Centro da cidade. Marta Elizabete de Souza, psicóloga e uma das organizadoras do evento, explica que a manifestação é o primeiro passo para a retomada da escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan, suspensa há dois anos por causa da pandemia.

 

O trajeto passa pela Avenida João Pinheiro e segue pela Rua Timbiras, e tem como ponto de parada a sede do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Minas Gerais. Na porta da entidade, o cortejo manifestará o repúdio do setor aos recentes ataques protagonizados pelo órgão. “Infelizmente o CRM e o Conselho Federal de Medicina abraçaram a política irresponsável do governo federal", critica Marta.

“O serviço precisa melhorar sim, avançar, ser ampliado, precisa de investimento. Os usuários ficaram com medo, perderam o sono, choraram”, relembra a militante se referindo ao episódio em que o CRM de Minas encabeçou uma batalha pelo fechamento dos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) da cidade.

Após o protesto em frente ao CRM, o cortejo seguirá pela Avenida Afonso Pena até a porta da Prefeitura de Belo Horizonte, onde os participantes pronunciarão uma carta-manifesto direcionada à gestão municipal. Intervenções artísticas, políticas e a exibição da música tema deste ano também estão na programação.

Conferência estadual foi adiada por confusão do governo estadual

Em novembro deste ano, acontece a 5º Conferência Nacional de Saúde Mental. Como preparativo para o evento, todos os estados organizam conferências regionais. Em Minas Gerais, a etapa estadual estava prevista para acontecer em maio. No entanto, uma interpretação equivocada do governo de Romeu Zema (Novo) atrasou o cronograma.

É que um parecer, publicado neste mês pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, suspendeu o fornecimento de hospedagem e de alimentação aos participantes do evento, por considerar a medida como propaganda eleitoral. “Um desrespeito com os municípios que realizaram suas conferências dentro do prazo e se organizaram para a data”, avalia Lourdes Machado, vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Após denúncias no Conselho Nacional de Saúde e no Ministério Público, na última semana, a pasta reconsiderou o parecer. Com o adiamento, a etapa estadual da conferência está prevista para junho. Para Lourdes, o impasse trouxe um grande desgaste com a reorganização da conferência. No entanto, esse não é o único problema enfrentado pelo setor.

“Desde que o governo Zema assumiu, há pouco conhecimento do papel que o controle social exerce. Além disso, também lutamos contra a tendência de transformar o serviço público em Organizações Sociais (OS), que é a privatização do SUS”, reflete a integrante do Conselho Regional de Psicologia.

Samba enredo

A música deste ano foi composta por Tatá Santana a partir de fragmentos e colaborações do Centro de Convivência Nise da Silveira e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Ribeirão das Neves, especialmente para o cortejo do dia 18 de maio.

Confira a letra:

Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, poesia

Voltei pra balançar a avenida

Tô na rua

Vem se juntar ao nosso bonde da loucura

Para bailar a liberdade

Não vai voltar atrás, a sociedade

Abrir os manicômios, nunca mais

Cuidado se faz é com afeto e poesia

Com samba, com funk, com folia

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Cai, cai, cai, tá caindo a máscara

Da CT, do CRM

Balança o chão da praça, o bonde da loucura

A liberdade é antimanicomial

Balança o chão da praça, o bonde da loucura

A liberdade é antimanicomial

E pro bailão ficar legal

Pra animar esse bailão

Vai até o chão, vai até o chão, descendo no chão,

Chão, chão, chão, chão

Eu esculacho o manicômio

Cola com nóis que nem um grude

Vem pro bonde, vem pro bonde,

Vem pro bonde da saúde! (2x)

Serviço

O que: cortejo em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quando: Quarta-feira (18)

Onde: Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, às 14h

Edição: Larissa Costa