Se liga

Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa do vestibular 2023 até 7 de junho

O pedido pode ser feito até 7 de junho (terça-feira), exclusivamente no site da Comvest

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os documentos solicitados, descritos no edital da Comvest, devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição - Unicamp/Divulgação

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira (16) o período de solicitação da taxa de isenção do Vestibular Unicamp 2023 ou do Enem-Unicamp 2023. O pedido pode ser feito até 7 de junho, exclusivamente no site da Comvest

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Enem 2022; o prazo vai até o dia 21 de maio

Quem pode solicitar? 

A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio) e oriundos de escolas públicas. No total, serão oferecidas 6.680 isenções para essa modalidade. 

Também poderão solicitar funcionários da Unicamp e Funcamp e candidatos aos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental. Para essas duas modalidades serão oferecidas um número ilimitado de isenções. Por fim, para os bolsistas de escolas privadas ou particulares serão oferecidas 150 isenções. 

O único pré-requisito, além de atender a alguma das modalidades, é ter concluído o Ensino Médio em 2022. 

Leia também: Universidades do Rio agora podem destinar vagas ociosas para refugiados que morem no estado

Como solicitar a isenção?  

Para pedir a isenção, o candidato precisa provar que atende a alguma das modalidades, como comprovar que recebeu bolsa integral ou parcial em escola particular durante o Ensino Médio ou que cursou o período em escolas do Sistema Senai, Sesi, SENAC ou outra instituição privada de educação gratuita. Também deve comprovar que a renda bruta do domicílio familiar corresponda a 1,5 salário mínimo mensal por morador. 

Os documentos solicitados, descritos no edital da Comvest, devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição.  

Leia também: Lula defende educação pública em aula na Unicamp: "Mercado não resolve o problema da sociedade"

A lista dos candidatos contemplados será divulgada em 29 de julho. Mas é importante lembrar que os estudantes que conseguirem a isenção não estarão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 ou no Enem-Unicamp 2023. Por isso, mesmo que o estudante seja contemplado, ainda é necessário fazer a inscrição, utilizando um código de isenção de taxa fornecido pela Comvest. 

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2023 estarão abertas entre 1º de agosto e 2 de setembro deste ano. Já para o Enem-Unicamp 2023, em novembro. 

Edição: Daniel Lamir