eleições 2022

Deputado do PSD vai concorrer ao Senado por Pernambuco na chapa com Marília Arraes

Historicamente ligado à direita, De Paula reafirmou ter orgulho de suas posições, mas prometeu fazer campanha para Lula

Brasil de Fato | Recife (PE) |
André de Paula (PSD) confirmou desembarque da Frente Popular e anunciou aliança com Marília Arraes, ferrenha adversária do PSB - PH Reinaux

Na manhã desta segunda-feira (16), os deputados federais André de Paula (PSD) e Marília Arraes (SD) concederam coletiva de imprensa confirmando que estarão juntos na disputa estadual deste ano.

Continua após publicidade

De Paula (PSD), que há duas semanas sinalizou que poderia deixar a aliança com o PSB, garantiu que percorrerá Pernambuco pedindo votos para a principal opositora dos socialistas em Pernambuco. O dirigente do PSD também prometeu fazer campanha para Lula, mas reafirmou ter “orgulho” de suas posições, historicamente identificada com a direita.

Num evento com decoração vermelha, fotos dos dois líderes presentes e uma marca d’água com imagens Arraes e Lula, Marília Arraes e André de Paula fizeram discursos breves, com elogios mútuos e alinhados para a disputa deste ano.

Leia mais: Quem larga na frente para 2022? Saiba quais os partidos com mais prefeituras e deputados em Pernambuco

Buscando dialogar com o eleitor lulista que simpatiza com Marília, o pré-candidato ao Senado fez muitos elogios ao ex-presidente Lula (PT), disse sentir orgulho por o líder petista ter nascido em Pernambuco e prometeu fazer campanha para ele. “Sei do carinho enorme que os pernambucanos têm pelo presidente Lula e eu quero representar esses pernambucanos. Por isso digo com tranquilidade que sim, eu vou votar em Lula”.

De Paula escolheu fazer um discurso sobre a população mais pobre e lamentou a desigualdade econômica. “Me preocupo sobretudo os excluídos, aqueles que não são enxergados e percebidos pelo governo. Os 19 milhões de brasileiros que passam fome, os 116 milhões que se alimentam todos os dias de forma inadequada. É triste ver de volta à pauta problemas como a fome”, disse ele.

Historicamente de direita, tanto em suas posições no Congresso como em seu histórico partidário com passagens por PFL, DEM e PSD, em sua atuação recente como deputado federal André de Paula votou a favor do impeachment de Dilma, contra o impeachment de Temer, a favor das reformas trabalhista (2017) e da previdência (2019), assim como foi favorável à PEC do congelamento de gastos públicos.

:: Entenda o que são as novas federações partidárias e como elas impactam na disputa em Pernambuco ::

Ele também comparou sua aliança com Marília com a aliança entre Lula e Alckmin. “Eu fico feliz de ver o presidente Lula, que teve o ex-governador Geraldo Alckmin como adversário durante toda a vida, agora chamando ele para ser seu vice. Lula sinalizou para o país que é momento deixar de lado aquelas diferenças que nos separam”, opinou.

“Imagino que o presidente Lula, com seus 76 anos de idade, talvez não precisasse enfrentar a maratona de uma eleição para um novo governo. Se está fazendo isso, ele deve ter, assim como eu, o inconformismo com a situação do nosso povo”, disse De Paula, novamente se aproximando do petista.

Marília contou que nos seus quatro anos em Brasília ela buscou conselhos de André de Paula na tomada de algumas decisões. “Ele é muito gentil e vai ser essencial para o nosso projeto. Além de representar um partido forte no Congresso Nacional, André tem só em experiência no legislativo quase a minha idade. Conhece Brasília melhor do que qualquer pessoa do nosso estado”, elogiou.

“É muito diferente do legislativo local”

A pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco elogiou seu novo aliado, destacando principalmente a experiência de 22 anos de André de Paula em Brasília. “É importante ter um senador que conheça Brasília, que conheça a forma de trabalhar no Congresso Nacional. Não se enganem: é muito diferente o legislativo local e o nacional, principalmente o Senado”, afirmou Arraes. 

Marília Arraes passou os últimos seis anos filiada ao PT e criou certa identificação com a base petista. O Brasil de Fato questionou a ex-petista sobre como ela faria para convencer sua base de eleitores identificados com a esquerda a não votar em Teresa Leitão (PT), mas em André de Paula (PSD).

A candidata não respondeu ao questionamento, mas repetiu elogios à experiência de De Paula e fez críticas ao PSB. “Defendemos o projeto do presidente Lula porque é o melhor para Pernambuco e para o país. Claro que queremos que isso renda votos, mas não é só isso. Temos um alinhamento programático com o presidente Lula”.

Leia também: Frente Popular oficializa pré-candidatura de Teresa Leitão ao Senado em encontro no Recife

Marília também apontou que a Frente Popular ainda não confirmou a candidatura de Teresa Leitão e destacou que o PCdoB ainda mantém a pré-candidatura de Luciana Santos ao Senado.


Disputa pela imagem de Lula também pode se repetir nas candidaturas ao Senado / Ricardo Stuckert

André de Paula, em sua defesa, lembrou as recentes votações que aprovaram o piso salarial da enfermagem e dos agentes comunitários de saúde, ambas com votação favorável do deputado.

“A campanha será um bom momento para dissecar isso. (...) Mas eu tenho muito orgulho das minhas posições”, disse o pré-candidato ao Senado. “Todos os democratas do país – seja de centro, de esquerda ou de direita – estão sendo convocados à responsabilidade. Nós precisamos estar juntos e isso me motiva”, completou.

Ainda sobre suas posições, André de Paula disse que a aliança e o apoio a Lula não muda suas convicções. “Eu vou ser o senador de todos os pernambucanos, mas isso não significa que eu não tenha lado ou posição. (...) É preciso ter capacidade de dialogar. É isso que eu quero fazer no Senado nos próximos oito anos”, disse ele. O deputado também lembrou que é vice-presidente nacional do PSD, partido com a 5ª maior bancada federal e que, ele avalia, “terá uma bancada expressiva na próxima legislatura” e que trabalhará para ajudar Marília.

Já chamando Marília de governadora, André de Paula (PSD) valorizou a construção entre divergentes. “Nós não somos iguais. Esta não é uma aliança entre iguais. Temos posições distintas, mas temos responsabilidade diante da gravidade do momento”, avisou. “Ela entende que dois diferentes se somam, não se diminuem”, completou De Paula, numa crítica velada a Danilo Cabral (PSB) e à ala do PSB que optou por uma chapa “com cara de esquerda” e, por isso, optou por Teresa e não André.

:: Em Pernambuco, “centrão” pode romper aliança caso PSB coloque o PT no Senado ::

O deputado elogiou a nova aliada, com quem conviveu os últimos quatro anos na Câmara Federal. “Você será a primeira governadora de Pernambuco. E eu tenho um orgulho danado de estar ao seu lado”, completou, falando que Marília tem “sensibilidade, coragem, obstinação, capacidade de dialogar com quem pensa diferente”, disse ele, comparando a ex-petista com Lula, Miguel Arraes e Eduardo Campos, “o maior líder da minha geração” e figura que Marília passou a reivindicar este ano, apesar de ter rompido relações com o primo.

O líder do PSD também considera seu principal trunfo na disputa deste ano sua experiência em Brasília, algo que ele já havia sinalizado quando se pronunciou ameaçando deixar a Frente Popular.

“O Senado é a casa da experiência, da maturidade e eu me preparei para isso. Sã0 32 anos de vida pública, passando pelo executivo e legislativo, passando por município, estado e União. Nos últimos 22 anos estive na Câmara Federal e ocupei todos os cargos de liderança que se pode ocupar naquela casa”, autoelogiou.

A filha do deputado, Cacau de Paula (PSD), é ex-secretária de Turismo na Prefeitura do Recife. Ele revelou que ela conversou com o prefeito João Campos (PSB) e entregou o cargo. Outro indicado do PSD é Rui Rocha, presidente da autarquia estadual Instituto de Recursos Humanos (IRH), que entregou o cargo na manhã desta segunda. “Política a gente faz com grandeza, mas também com firmeza”, disse André.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga